Clodomir Luiz Ascari, engenheiro agrônomo de Pato Branco, foi empossado como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) para o mandato de 2024-2026. A cerimônia de posse, realizada no Auditório Caio Amaral Gruber na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), contou com a presença de autoridades, incluindo secretários estaduais, presidentes de outros conselhos regionais e diversas autoridades, além de profissionais das engenharias, agronomia, geociências e familiares dos empossados.
Durante seu discurso, Ascari destacou a onipresença e a importância da engenharia no cotidiano, ressaltando que o Crea-PR engloba 138 títulos profissionais. Ele enfatizou como a engenharia influencia diretamente a vida da população, melhorando a segurança e a qualidade da sociedade em vários aspectos, desde a comunicação 5G até a produção de alimentos.
Destaque foi a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que enfatizou a relevância do Paraná no setor de alimentos e fibras, atribuindo este sucesso aos esforços dos engenheiros paranaenses.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Ricardo Barros, abordou desafios como as mudanças climáticas e os obstáculos logísticos do estado, ressaltando a importância da engenharia nestes aspectos.
A cerimônia também foi marcada pelo anúncio de Aldo Nelson Bona, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, sobre a inclusão do ex-presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, na pasta, para coordenar o Projetek, projeto de escritórios de engenharia nas universidades estaduais do Paraná.
Além disso, Edson Dalla Vecchia e Ronald Peixoto Drabik foram empossados na Mútua-PR como diretor geral e diretor administrativo, respectivamente, junto ao engenheiro Nilton Prado como diretor financeiro. A Mútua é uma entidade que oferece benefícios sociais, previdenciários e assistenciais aos seus associados.
Posse dos novos conselheiros titulares e suplentes do CREA-PR
As conselheiras e conselheiros que assumem agora seus mandatos dedicarão seu tempo e conhecimento para a defesa e fortalecimento das profissões das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. Eles combaterão o exercício leigo das profissões, dedicando-se intensamente no julgamento de processos, na participação em reuniões de suas respectivas Câmaras Especializadas, em comissões permanentes e temporárias, grupos de trabalho e no plenário, além de apreciar assuntos ligados à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional.
Além disso, atuarão como defensores do código de ética profissional, sendo responsáveis por julgar eventual desvio de conduta, assim como os pedidos de registro de profissionais e empresas, entidades de classe e instituições de ensino.
Os empossados de hoje representam 24 instituições de ensino com 44 vagas e 65 entidades de classe de nível superior com 107 vagas. Simbolicamente subiram ao palco dois conselheiros por Câmara para receberem os termos de posse.
A conselheira Eng. Agr. Sandra Cabel se pronunciou, representando todos os conselheiros. “A responsabilidade que assumimos é imensa, somos guardiões da ética e do profissionalismo. Ao ingressar neste conselho nos tornamos parte integrante de um grupo de conhecimento técnico de qualidade. Nossa jornada será marcada por desafios e por conquistas que sempre são muito significativas, que sejamos capazes de ver mudanças no Conselho e na sociedade”.
Comentários estão fechados.