Assim como divulgado pelo Diário do Sudoeste há um mês, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Chopinzinho promoveu o concurso de poesia, paródia e redação “Eu sou assim”.
A iniciativa, que contou com cerca de 1.500 participantes, ocorreu com o objetivo de ouvir e conhecer ainda mais as crianças e adolescentes do município; enquanto que nesta semana foi realizada — no miniauditório da prefeitura — a premiação aos alunos que se destacaram com os seus trabalhos.
Conforme a presidente do CMDCA, Claudia Juçara Grosseli Lemos, nove alunos da rede pública foram premiados com notebooks, referentes aos três primeiros lugares de cada modalidade. Outros nove, da rede particular, receberam Certificados de Honra ao Mérito. Também foi sorteado um notebook entre todas as escolas participantes.
Ela conta que, para isso, houve a pré-seleção das produções pelos professores junto às escolas em que cada aluno está matriculado. Entre cinco e dez trabalhos de cada modalidade foram encaminhados por escola ao Conselho, que por meio de uma comissão própria definiu os finalistas, de acordo com os quesitos estabelecidos no regulamento.
Uma das modalidades consistiu na produção de uma poesia, com o tema “O que te faz feliz?”, destinada aos estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A segunda, uma paródia sobre “Que mundo eu vivo?”, para alunos do 8º e 9º ano. Por fim, a terceira consistia em uma redação, com o tema “Pra onde eu vou?”, para estudantes do Ensino Médio.
“Esse concurso superou todas as expectativas. No início, pensávamos em atingir entre 400 e 500 alunos da rede estadual. Contudo, teve três vezes mais. Isso faz com que o CMDCA ganhe mais energia para realizar outros projetos e concursos”, declara a presidente.
Ela diz que — além do incentivo para que esses estudantes produzam, leiam e escrevam — o concurso tinha outra missão: recolher, por meio dos trabalhos, informações para o Município, a fim de que o Conselho consiga projetar futuras ações; sabendo o que os jovens almejam”.
Claudia agradece a todos que apoiam o conselho, e reforça a importância para que as doações continuem sendo feitas. “No momento da declaração do Imposto de Renda, por favor, continuem dedicando a porcentagem ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Isso é o que nos dá financiamento para a realização de projetos como esse”, finaliza.
Classificação do concurso “Eu sou assim”:
– Poesia: Mateus Felipe T. Prusch – Colégio Est. Cívico Militar Nova Visão (1º lugar); Victória Fernandes Cordeiro – Colégio Est. José Armim Matte (2º); Marcela Malacarne – Colégio Est. Cely Tereza Grezzana (3º).
– Paródia: Evandro T. Zeni – Colégio Est. José Armim Matte (1º lugar); Vinicius R. de Freitas – Colégio Est. Cely Tereza Grezzana (2º); Alessandra Peretti – Colégio Est. do Campo Santa Inês (3º).
– Redação: Karine M. dos Santos – Colégio Est. Cely Tereza Grezzana (1º lugar); Isadora Cividini dos Santos – Colégio Est. José Marim Matte (2º); Vitória Amanda Viletti – Colégio Est. do Campo Santa Inês (3º).