Projeto desenvolvido com alunos da Educação Infantil ensina a ter respeito pela natureza e pelas pessoas
Redação com assessoria
Da construção dos ninhos às asas abertas para o voo, a vida de um passarinho é cheia de descobertas. Infelizmente, o mesmo não acontece com aquelas aves que são mantidas em gaiolas por boa parte da vida. Em Pato Branco, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Menino Deus debateu em 2022 a liberdade dos pássaros como ponto central de uma reflexão mais ampla, sobre respeito ao próximo e à natureza. Idealizado pela professora Bruna Serpa, o projeto que foi desenvolvido com 30 alunos, é finalista do concurso nacional Aprende Brasil Criativo, promovido pela Aprende Brasil Educação.
“Com sementes, argila, gravetos e porongo, as crianças puderam explorar e manusear materiais ligados à natureza. Falamos sobre os quatro elementos – ar, fogo, terra e água -, discutimos os hábitos de diferentes pássaros e construímos bebedouros para eles com materiais recicláveis, além da casinha do joão-de-barro, utilizando argila”, detalha Bruna. A professora explica que o objetivo da atividade é fazer com que as crianças percebam a necessidade de ter cuidado com as pessoas e com o meio ambiente.
Bruna revela que antes mesmo de apresentar a proposta para os alunos, ela se sentiu desafiada, pela vastidão de ações que podem ser postas em sala de aula como uma iniciativa diferente. “O que é levado para sala de aula, encanta as crianças”, pontua a professora ao rebelar que a escolha dos pássaros foi pelo fato de que crianças, em linhas gerais, gostam de animais.
Para a assessora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Beatriz Conci Cassins, esse é exatamente o tipo de iniciativa indispensável para essa faixa etária. “Nossa missão, enquanto educadores, deve ser preparar as crianças para a vida. Na Educação Infantil, essa missão passa por ensinar o papel de cada uma delas na construção de um mundo melhor e mais justo”, pontua. No caso de Pato Branco, o trabalho foi desenvolvido com o G4 da Educação Infantil, com base em conteúdo proposto no material didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.
Bruna relata que no processo de construção do projeto, ela ouviu as experiências dos alunos com os pássaros, também foi lido o poema “Fora da gaiola” e debatido a importância de deixar as aves livres de gaiolas.
A professora comenta que ao saberem que o porongo por eles preparados estavam sendo ocupados por pássaros, “as crianças ficaram maravilhadas”.
Dois Vizinhos
Além da iniciativa do CMEI Menino Deus de Pato Branco, também é finalista do concurso nacional o projeto “Conhecendo e aprendendo a conviver com nossos medos”, idealizado pelas professoras Denize Santi e Aline Bonfati.
Comentários estão fechados.