
Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mãe Augusta Zanatta, localizado no bairro Pinheirinho, em Pato Branco, desenvolveu um projeto pedagógico voltado à valorização da diversidade cultural dos povos originários do Brasil.
Durante o mês de abril, os alunos participaram de atividades educativas que abordaram aspectos da cultura indígena, como moradia, alimentação, vestimentas, ferramentas e costumes. As ações culminaram em uma exposição no espaço externo da escola, com destaque para a montagem de uma oca e uma canoa feitas com materiais recicláveis, além de estações temáticas com elementos da culinária e do cotidiano indígena.
Segundo a diretora da unidade, Andressa Zambonin, o objetivo da iniciativa foi ensinar, desde cedo, o respeito às diferentes etnias que compõem a sociedade brasileira. “Trabalhamos de forma lúdica, com histórias, músicas e experiências sensoriais, para que as crianças conhecessem e valorizassem a cultura indígena presente em nosso dia a dia”, afirmou.
Todas as turmas participaram do projeto, que também integrou a merenda escolar, com a introdução de alimentos tradicionais indígenas como mandioca e tapioca. A culminância do trabalho contou com a presença do prefeito Géri Dutra e da secretária municipal de Educação e Cultura, Ivete Ferrarini Iakmiu, que elogiaram o empenho da equipe escolar e o envolvimento das crianças.
Comentários estão fechados.