CNH Social divulga lista de selecionados no Paraná

O Governo do Paraná, por meio do Detran-PR, publicou nesta quarta-feira (25) a lista de selecionados para o primeiro edital do programa CNH Social. A iniciativa oferece gratuitamente aulas de condução e isenta os candidatos de todas as taxas relacionadas aos exames teóricos e práticos.

Ao todo, foram selecionadas 4 mil pessoas na modalidade “Habilita”, voltada à obtenção da primeira carteira de motorista nas categorias A (moto) ou B (carro). Para quem optar pela categoria B, a CNH já será emitida com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada).

Candidatos devem confirmar interesse até 31 de março

Os selecionados têm até o dia 31 de março para confirmar interesse na vaga. A confirmação deve ser feita no portal oficial do programa, onde também é possível acompanhar todas as etapas da formação.

Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a iniciativa tem potencial de transformar a realidade de milhares de famílias. “Uma carteira de motorista pode abrir portas para o mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

Programa prioriza inclusão e oportunidades

De acordo com o Detran-PR, o programa também amplia a autonomia de locomoção da população. Entre os beneficiados, há destaque para mulheres e mães de família, que representam grande parte dos inscritos.

Etapas incluem exames, aulas e prova prática

Após confirmar a participação, os candidatos devem agendar a biometria e realizar exames de aptidão física e avaliação psicológica. Quem possui a nova Carteira de Identidade poderá ter os dados importados automaticamente.

Na sequência, será necessário realizar as aulas teóricas por meio do aplicativo CNH do Brasil, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e emitir o certificado para realização do exame teórico.

Na fase final, após aprovação, os candidatos serão encaminhados para autoescolas parceiras, onde farão as aulas práticas obrigatórias. Caso haja reprovação, o programa garante novas aulas antes do reteste, sem custo.

Colheita da soja atinge 82% no Paraná

Segunda chamada abre nova oportunidade

Candidatos que não foram selecionados na primeira lista ainda poderão ser convocados na segunda chamada. As vagas serão preenchidas por desistências ou falta de confirmação dentro do prazo.

A publicação da segunda chamada está prevista para o dia 1º de abril. Já o prazo para confirmação de interesse será entre os dias 2 e 9 de abril.

O programa também prevê novos editais, incluindo a modalidade “Profissionaliza”, voltada para categorias C, D e E, destinadas a motoristas de caminhões e ônibus.