Redação com assessoria
Na quarta-feira (17) foi apresentado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco o projeto “Pato Rotas do Campo”. Realizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do programa Cidade Inteligente e Sustentável, a iniciativa fornece aos moradores da área rural o endereçamento eletrônico própria de cada residência. Mas que na Câmara de Pato Branco se tornou a Lei do Código de Endereçamento Rural (CER) após tramitar nas comissões e no plenário da Casa, sendo aprovado pelos vereadores.
No sindicato, foram entregues os cartões contendo o código – que é único para cada casa, podendo haver mais de um em cada propriedade – nome do proprietário, data da expedição, as instruções sobre como utilizar o sistema e o contato da Secretaria de Agricultura para possíveis dúvidas.
Os primeiros as receber o código postal foram agricultores que participam da Feira do Produtor. “Todos os moradores da zona rural, que desejarem ter acesso ao endereçamento, podem nos procurar na Secretaria. Entregamos o cartão pronto na mesma hora”, explica a Secretária de Agricultura, Vanessa Zanon.
Das maiores vantagens em ter o endereçamento simplificado é no momento de fazer compras online e receber diretamente no domicílio, além de casos de necessidade de atendimento emergencial, que pode ser agilizado ao informar o código a equipes de segurança pública.
“Vamos oferecer o apoio necessário, pois como toda inovação, pode ser que seja necessário um período para que os usuários do sistema se adaptem” salienta Vanessa. “É importante podermos utilizar de tecnologias como essa para facilitar a logística do produtor rural, beneficiando o trabalho dessas famílias”, completa.
Nos três meses, que o trabalho de credenciamento das propriedades foi realizado utilizando georreferenciamento, 1.418 propriedades foram cadastradas.