O Colégio Estadual Cely Tereza Grezzana, de Chopinzinho, está participando do concurso TransformAção, da Engie Brasil. O projeto ao qual o concurso está atrelado faz parte programas de relacionamento social da Engie Brasil Energia da regional Rio Iguaçu.
O colégio, que já venceu o concurso com um projeto de 2018, agora está participando em duas categorias, sendo elas a “Prosperidade sustentável”, onde participa com o projeto campão de 2018, o “Tá chovendo na minha horta” e na categoria “Ensino médio”, com o projeto “O poder da semeadura”.
Projeto “Tá chovendo na minha horta”
De acordo com a diretora do Colégio Estadual Cely Tereza Grezzana, Cláudia Grosselli Lemos, o projeto “Tá chovendo na minha horta” foi campeão em 2018 e, a partir de então, foi mantido todos os anos e atualmente foi ampliado. “Nós iniciamos fazendo uma horta hidropônica na escola e desenvolvendo com os alunos em aulas de ciências, geografia, meio ambiente a importância dos produtos naturais”, afirma, ao pontuar que desde então os alimentos da horta são plantados e colhidos pelos integrantes da escola.
Com a ampliação do concurso, o projeto conta atualmente com a horta hidropônica, uma horta orgânica e uma horta convencional, permitindo que durante as aulas, os alunos possam fazer o estudo comparativo dos três tipos de plantio, com o mesmo cultivo.
O projeto tem como coordenadores 11 alunos do 9° ano e os demais alunos da escola são mobilizados para participar de atividades referentes a horta, que também conta com atividades voltadas para outros membros da comunidade.
Ensino médio – “Poder da semeadura”
Para o concurso voltado a alunos do ensino médio, a turma que coordena atualmente o projeto é o 1° ano ensino médio, com 12 estudantes, porém, envolve alunos desde a educação infantil até o último ano do ensino médio. O objetivo desse projeto é desenvolver atitudes de transformação frente aos impactos da mudança de clima, discutir sobre sustentabilidade, levar empatia para a população, melhorar a consciência ambiental, levar momentos de fala e escuta para a comunidade, mobilizar alunos quanto ao uso da tecnologia em benefício social, entre outros.
“Então nós realizamos várias ações de semear, semeamos conhecimento, alegria, a reflexão, amor, desenvolvemos atividades com grupos de idosos, com crianças e temos ainda atividades com alunos da Apae, temos um dia que faremos no posto da Policia Rodoviária a entrega de mensagens motivacionais, pedidos de cuidado no trânsito, de paciência, calma e na aula de robótica desenvolvemos um drone semeador, onde vamos jogar sementes na beira do rio para voltar a mata ciliar”, comenta a diretora.
De acordo com Cláudia, a participação dos alunos de projetos como o TransformAção auxilia a tornar o conteúdo das aulas mais concretos através do protagonismo juvenil.
“Faz com que o aluno perceba que pode contribuir com a sociedade de maneira significativa e prazerosa. Ao participar desse concurso, temos o objetivo de transformar e motivar a aprendizagem dos alunos, incentivar o protagonismo, ter um aluno proativo, com características de liderança e produtividade”, conclui.
Projeto destaca o protagonismo dos estudantes
A Engie Brasil Energia, por meio das Usinas Hidrelétricas Salto Santiago e Salto Osório, realiza a quinta edição do projeto “TransformAção, com o objetivo de estimular o protagonismo de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares da região.
O coordenador ambiental dos programas de relacionamento social da Engie Brasil Energia, Clóvis Agripino Tosin da Silva, da regional Rio Iguaçu, explica que o projeto TransformAção foi criado a partir do programa de visitas de escolas às usinas que teve início em 2007.
“A Engie Brasil Energia, junto ao Sesi, desenvolveu o concurso com o objetivo de implantar projetos voltados ao atendimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, comenta.
De acordo com Clóvis, os alunos vão até o local no início do ano para fazer uma capacitação, em conjunto com os professores, participando escolas da rede municipal, estadual e privada, “onde colocamos a metodologia do projeto, todos sustentáveis, referentes a preservação do meio ambiente, práticas de desenvolvimento social na região, garantindo a qualidade de vida dos alunos, professores, pais e a comunidade em geral”.
O coordenador destaca que, mesmo com premiação, o objetivo do projeto não é distinguir as escolas, apontando a necessidade e importância de todos os projetos escolares.
O projeto TransformAção conta com quatro categorias: Fundamental I, fundamental II e ensino médio, além da categoria “prosperidade sustentável”, onde participam os projetos selecionados em anos passados e com oportunidade de melhoria.
“Como prosperidade sustentáveis, tem destaque as ações que podem ter um desenvolvimento prático do projeto, é uma categoria que, em média foram 82 escolas inscritas, com 32 na Usina Salto Santiago e 50 na Usina Salto Osório”, conclui.