Nessa segunda-feira (3), uma importante comemoração acontece no Colégio Estadual Agostinho Pereira, marcando seus 80 anos de trajetória, com 63 turmas atualmente e 1.663 alunos matriculados, contando com 115 professores.
A história dessa escola, a primeira de Pato Branco, começou quando o pioneiro Juvenal Cardoso fundou a, na época, Escola Vila Nova, em um barracão onde atualmente é a praça Presidente Vargas e, posteriormente, onde hoje é a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. As primeiras instalações contavam com duas salas de aula, sala do diretor, secretaria e também residência do professor, sendo esta construção a primeira em alvenaria no município.
A pedra fundamental da escola e a inauguração do grupo escolar aconteceu em 3 de abril de 1943, formando ao longo dos anos diversas pessoas de Pato Branco e outras cidades da região.
“No Agostinho Pereira passaram basicamente todos os familiares dos pioneiros de Pato Branco e região, contribuindo para o crescimento dos municípios, pois, na época, existia apenas este colégio, contribuindo também para o desenvolvimento de todas as profissões e dos empresários que aqui atuam e continua contribuindo, porque é uma escola grande”, afirma o atual diretor, Elcio Slongo.
Desde 2009 na direção do Colégio Estadual Agostinho Pereira, Elcio afirma que os professores esperam que os jovens que estão entrando agora saiam melhores do que entraram, “com um caminho definido e uma bagagem para o sucesso na vida”.
Sobre a diferença entre as gerações que já presenciou passando pelo colégio, o diretor afirma que são muito diferentes, já que anteriormente as pessoas faziam mais atividades práticas e trabalhavam com a parte física. “Hoje temos uma nova geração estruturando completamente a escola, usando mais tecnologia, então precisamos mudar muito a estrutura, o formato de aula e de formação, porque o mercado cobra pessoas qualificadas”, comenta. Elcio destaca ainda que para qualificar esses alunos, os professores precisaram se transformar também ao longo dos anos.
Para o futuro, a direção da escola afirma estar iniciando uma “jornada rumo ao conhecimento humano e amadurecimento social, visando o aprimoramento de nossas relações interpessoais na busca de uma sociedade que possa resgatar os valores contidos no seio familiar. Seguindo o exemplo dos idealistas que fundaram o colégio, visando a educação como verdadeira dimensão da liberdade humana e buscando formar o verdadeiro cidadão do amanhã”.
Celebração
Como parte da celebração de aniversário do colégio, os alunos tiveram aulas, em seus respectivos períodos, e depois seguiram para o recreio com lanche especial. Em seguida, todos participaram da abertura oficial do aniversário e participaram de atividades culturais.
Comentários estão fechados.