Colégios cívico-militares do Paraná se preparam para 7 de Setembro

Os colégios cívico-militares do Paraná intensificaram os preparativos para os desfiles cívicos de 7 de Setembro, com ensaios, confecção de faixas e bandeiras e muita expectativa entre alunos e professores. A Semana da Pátria mobiliza a comunidade escolar em diversas regiões do Estado.

“O 7 de Setembro é um momento em que os estudantes desenvolvem valores cívicos e o senso de pertencimento à comunidade. Ficamos orgulhosos de ver alunos, professores e funcionários engajados nesse momento importante do calendário escolar”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Ensaios desde abril em Piraquara

No Colégio Cívico-Militar Planta Deodoro, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, os ensaios começaram ainda em abril, sob coordenação do subtenente Neidimar Ribeiro.

De acordo com a diretora Eunice Nunes da Silva, a preparação antecipada garantiu melhor organização e maior engajamento. “Os estudantes participam bastante, estão bem motivados”, destacou.

Após estrear em 2024 como a primeira escola no modelo cívico-militar em Piraquara, a instituição trará em 2025 um diferencial: a participação de um pônei mascote, cedido por uma família da comunidade. A iniciativa surgiu de estudantes que competem em equitação e decidiram incluir o animal no desfile.

“Minha expectativa é que o público goste da nossa apresentação. Foi um trabalho de dedicação, disciplina e esforço”, disse a aluna Maria Eduarda, 16 anos.

Valores cívicos e apoio da Polícia Militar

Para a direção, a participação fortalece valores cívicos e abre novas perspectivas aos jovens. O colégio conta com apoio do 29º Batalhão da Polícia Militar, que realiza palestras e acompanha atividades pedagógicas.

“Ter os policiais conosco mostra aos estudantes que eles também são humanos, que estão aqui nos apoiando e trazendo segurança para a instituição”, reforçou a diretora.

Desfiles em todo o Estado

Em Pinhais, o desfile cívico ocorreu no último sábado (30), com participação do Colégio Cívico-Militar Oscar Joseph de Plácido e Silva, que levou pelotão e fanfarra formados por professores e alunos.

Já em Colombo, o Colégio Cívico-Militar Dom João Bosco participou da abertura da Semana da Pátria, na terça-feira (2), com 64 estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

“A presença dos pais no desfile fortalece os laços com a comunidade. Eles sentem orgulho e acompanham a disciplina, a organização e a cooperação dos alunos”, destacou a diretora Luciana Garagnani de Oliveira.

Educação cívico-militar no Paraná

O modelo cívico-militar foi instituído no Paraná em 2020, combinando gestão civil com a presença de militares da reserva na administração e rotina escolar. Atualmente, o Estado conta com 312 escolas nesse formato.

Destas, 106 aderiram em 2024 após consultas públicas realizadas entre novembro e dezembro de 2023, além de outras 12 escolas que integravam o modelo federal Pecim.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.