Os colégios estaduais do Paraná realizam nesta sexta-feira (16) mais uma distribuição de alimentos da merenda escolar. As mais de 220 mil famílias de estudantes regularmente matriculados nos colégios da Rede Estadual de Ensino e inscritas no CadÚnico receberão frutas, legumes e hortaliças, além de itens não perecíveis dos estoques das escolas.
A entrega será a segunda deste ano, a primeira foi em 31 de março, e acontecerá a cada 15 dias. O representante da família só poderá fazer a retirada na escola onde o aluno está matriculado.
Os produtos da agricultura familiar são feitos por aproximadamente 25 mil pequenos produtores paranaenses. A variedade dos alimentos depende da localidade e disponibilidade de estoque das escolas e dos produtores.
Futuras entregas estão condicionadas à continuidade do ensino remoto. Quando o ensino híbrido entrar em funcionamento, a merenda será utilizada na escola.
Quem pode receber
Os beneficiários são os inscritos no CadÚnico. Neste ano a entrega é de um kit por família e não de um kit por estudante, como foi em 2020.
Em caso de novos cadastros ou divergência de dados no Sere (Sistema Estadual de Registro Escolar), o inscrito no CadÚnico pode ficar de fora da lista atual dos beneficiários.
Investimento
Em 2020, o estado distribuiu quase 40 mil toneladas de alimentos, um investimento de R$ 187,9 milhões, bem acima de 2019, quando foram distribuídas 23 mil toneladas (apenas nas escolas), totalizando R$ 127 milhões investidos.