Marcilei Rossi com assessoria
Após alguns problemas técnicos na segunda-feira (1º), teve início nessa terça-feira (2), em Pato Branco a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados coletados, são transmitidos simultaneamente para o banco e dados, assim as equipes dos postos do IGBE conseguem ter uma ideia instantânea de como está o andamento do Censo, que está acontecendo com dois anos de atraso.
Segundo Tarcísio Behm, agente censitário municipal do IBGE, somente em Pato Branco são 30 recenseadores que estão a campo coletando os dados. A expectativa é de que nos próximos dias outros 30 agentes comecem a atura. “Censo trabalha com setores censitários, na cidade temos entorno de 160 setores, contando com os rurais. Cada recenseador começa em um deles e só vai para outro finalizando um setor”, explica Behm ao revelar que a intenção é de concluir a coleta de dados em um intervalo de três a quatro meses.
O agente censitário comenta que existe um planejamento com rotas a serem seguidas, ao que destaca que “precisamos comparecer em todos os domicílios e estabelecimentos da cidade.”
Uma preocupação durante a realização do Censo são os casos em que os recenseadores não localizam os moradores do imóvel. Conforme Behm os agentes devem retornar no mínimo quatro vezes em um mesmo imóvel. Em todas as ocasiões a recomendação é para que os profissionais insistam antes de seguir ao próximo imóvel.
Nesta edição do Censo estão sendo aplicados dois tipos de questionários: o básico, com 26 quesitos, e que requer aproximadamente 5 minutos para ser respondido; e o ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, que leva cerca de 16 minutos.
Atraso
Nessa terça, o Diário do Sudoeste esteve em contato com a assessoria de imprensa do IBGE, questionando o atraso no início da coleta de dados em Pato Branco e outros municípios da área de abrangência do escritório local do instituto.
Em resposta a unidade estadual do Paraná do IBGE, informou que “os entraves foram mínimos e prontamente solucionados. A operação censitária segue o curso conforme planejado no Paraná e em todo o Brasil.”
Também foi ressaltado que “o IBGE, órgão responsável pela operação desde o Censo Demográfico de 1940, trabalha para apresentar os resultados do censo conforme a previsão legal.”
Formas de responder
O questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.
No caso do preenchimento pela internet Behm explica que esta é “uma alternativa para as pessoas que não quiserem responder presencialmente ou por telefone. Iremos fazer a requisição e será mandado por e-mail um link para a pessoa responder, porém ela só terá sete dias depois do envio para responder, após isso a participação deve ser por telefone ou presencial.”
Dados gerais do Censo 2022
De acordo com o IBGE, a coleta do Censo Demográfico 2022 vai acontecer nos 5.570 municípios brasileiros, com os recenseadores tendo 89 milhões de endereços para serem visitados, deste 75 milhões são domicílios. A expectativa do instituto, é de que sejam contadas aproximadamente 215 milhões de pessoas.
Ainda com relação as comunidades a serem visitadas, são 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.
Uma recomendação que o IBGE vem reforçando a população se refere que observação do uniforme dos agentes censitários, que também estão utilizando colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.