Novos negócios
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros (PP) comunicou em suas redes sociais a retomada dos voos de Maringá para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. “O governador Ratinho Junior recebeu a confirmação da retomada dos voos para Congonhas pelo presidente da GOL Linhas Aéreas, Celso Ferrer. A volta dessa rota direta, prevista para o dia 26 de março, era um grande anseio dos empresários da região. A logística mais ágil vai facilitar a atração de novos negócios para Maringá”, disse.
Mulheres de destaque
A Assembleia Legislativa do Paraná vai premiar mulheres de destaque na sociedade paranaense. A proposta institui o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima, que será conferido anualmente pela Assembleia a dez mulheres indicadas pela Bancada Feminina, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. O projeto criado pela Bancada pretende “homenagear dez mulheres que se destaquem em suas atividades e representem a força, garra e determinação feminina”. A proposição aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Agro no diálogo
As recentes mudanças no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi um dos assuntos tratados na reunião ordinária da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Segundo o presidente da bancada, deputado Pedro Lupion (PP), as mudanças sugeridas e aplicadas pelo governo enfraquecem o setor e, por isso, a bancada está pronta para dialogar pela volta da estrutura anterior. “O agro é o motor econômico do Brasil e o que acontece com ele reverbera em todo o país”, afirma.
Posse na Itaipu
A posse do deputado Enio Verri (PT) na Itaipu Binacional ficou para o meio do mês de março. O suplente de Verri, Elton Welter (PT) já participa das reuniões da bancada paranaense. Welter estava na última reunião do pedágio no gabinete do ministro Renan Filho.
Não procede
O PT identificou como fogo amigo a notícia apontando que a primeira dama Janja da Silva (PT) estaria pressionando pela nomeação do ex-deputado Péricles Mello (PT) na Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional. Quem deve assumir a diretoria é Carlos Carboni, assessor da deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.
Verão passado
O deputado Beto Richa (PSDB) fez questão de reafirmar, na reunião da bancada paranaense, dos dissabores que passou na Operação Lava Jato, capitaneada pelo deputado Deltan Dallagnol (Podemos), presente na reunião. Richa falou do processo de reconstrução da vida política, que foi perseguido, vítima de uma injustiça e que a verdade está vindo à tona. Ao comentar os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, fez uma analogia ao comentar a interferência nas eleições.
Respeitar as urnas
“Temos que respeitar o resultado das urnas, embora recentemente neste país vimos o desrespeito à democracia, a falta de apreço à democracia, com interferência nas eleições aqui no nosso país. E eu fui vítima disso, só para deixar aqui registrado o meu repúdio ao que fizeram recentemente neste país”, disse Beto Richa.
Assumiu
O deputado Rodrigo Estacho (PSD) assumiu na quarta-feira, 15, a vaga da deputada Leandre Dal Pont (PSD), nomeada pelo governador Ratinho Júnior (PSD) na chefia da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial.
Ajuda humanitária
A Central Única das Favelas (Cufa) no Paraná está mobilizada para arrecadar itens a pessoas atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. Para ajudar os desabrigados e desalojados, a Cufa está recebendo doações de materiais de higiene e de limpeza, e água. Os produtos podem ser entregues na sede da organização, na Rua Silveira Neto, 805, no bairro Água Verde, em Curitiba.
Paraná para China
Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram a China como principal destino de suas exportações em 2022. A exportação brasileira para a China em 2022 foi recorde: US$ 89 bilhões. O Paraná foi o sexto estado que mais movimentou as vendas do Brasil para o exterior, representando quase 7% de participação nacional. A China foi o principal parceiro internacional. Mais de 16% das negociações do estado tiveram o país asiático como destino, num total de US$ 3,6 bilhões em valores exportados.
Google e o STF
O Google recorreu ao STF contra uma decisão da Corte que manteve uma ordem do ministro Alexandre de Moraes para derrubar o canal do PCO no YouTube. Para a empresa, dona da plataforma de vídeos, a decisão de retirar do ar o canal por inteiro, sem a indicação de conteúdos ilícitos a serem removidos e impedindo novas publicações, configura “censura prévia”. A decisão de Moraes ocorreu em junho de 2022 por causa de postagens em que o partido pedia a dissolução do STF e atribuía crimes aos ministros da Corte.
Censo 2022 X FPM
O plenário do STF referendou, por unanimidade, a liminar do ministro Ricardo Lewandowski e retirou os dados do Censo 2022 dos critérios para o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Como o último Censo finalizado foi o de 2010, os coeficientes para distribuição do FPM vão ser os mesmos de 2018 após a decisão do STF. Os municípios prejudicados, que receberão um valor menor em virtude do atraso da pesquisa habitacional, devem ser compensados na próxima distribuição do Fundo de Participação.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Comentários estão fechados.