
Um carro que transportava dez celulares contrabandeados foi interceptado após uma perseguição aérea realizada pelo helicóptero Falcão 13 da Polícia Militar do Paraná (PMPR) na última quarta-feira (24), em Cascavel, no Oeste do Estado.
A ação foi conduzida pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e contou com apoio terrestre do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O veículo foi abordado na BR-277, e tanto a carga quanto o automóvel foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal.
Resultados do Projeto Falcão
O patrulhamento aéreo tem se consolidado como ferramenta estratégica na segurança pública do Paraná. Desde 2023, quando o governador Ratinho Junior anunciou a ampliação do investimento em aeronaves de alta tecnologia, o Projeto Falcão já resultou na apreensão de R$ 89,6 milhões em drogas.
Entre janeiro de 2023 e agosto de 2025, as aeronaves e drones da PMPR auxiliaram na apreensão de:
- 4,1 toneladas de maconha
- 458 quilos de cocaína
- 45 mil pacotes de cigarros contrabandeados
- 6,5 mil produtos eletrônicos
- 104 mil cigarros eletrônicos
- 96 carros, 10 armas de fogo e até um helicóptero
Reforço na frota aérea
Em setembro, o Governo do Estado promoveu a maior ampliação da frota aérea da história da segurança pública do Paraná, com investimento de R$ 49,3 milhões. Foram entregues cinco novos helicópteros, sendo três para o Projeto Falcão da PM, um para a Polícia Civil e outro para o Corpo de Bombeiros.
Com as novas aeronaves, a frota aérea da Secretaria da Segurança Pública do Paraná passou de 15 para 20 helicópteros, um aumento de 33%. Esses equipamentos serão usados em operações contra o tráfico de drogas e o crime organizado, além de missões de resgate de alta complexidade e transporte de vítimas de acidentes graves.
Comentários estão fechados.