Em 2022, novo formato estabelecido por lei começa a ser obrigatório para todas as escolas públicas e privadas
A partir deste ano, as escolas públicas e privadas do país devem implantar, gradativamente, o Novo Ensino Médio. Essa reforma foi aprovada em uma lei de 2017 e prevê o aumento das horas letivas anuais, mudanças na grade curricular e, até mesmo, reformulação na abordagem pedagógica do segmento. Mesmo antes da obrigatoriedade, algumas instituições de ensino já começaram a absorver e colocar em prática o modelo, e os resultados estão aparecendo.
No Alfa Rede de Ensino, 2022 será um ano para a continuidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido com os alunos desde o Ensino Fundamental Anos Finais até o Ensino Médio. Nas 14 unidades da instituição, os alunos têm uma carga horária maior, presencial ou remotamente. Mas não se trata apenas de mais tempo na escola: a intenção é proporcionar mais autonomia, engajamento e protagonismo, preparando-os para seu futuro.
“Na Formação Geral Básica, o estudante desenvolve as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem acesso a todas as aprendizagens essenciais em cada disciplina, além de contar com o material didático do Sistema de Ensino Eleva. O componente de Unidades Eletivas já faz parte da nossa rotina com as disciplinas Eletivas de Inovação, que são escolhidas de acordo com o interesse do aluno, desde o Ensino Fundamental Anos Finais até a 2ª série do Ensino Médio. Outro requisito que já está implantado no Alfa é o Projeto Integrador ‘Na Prática’, que leva a interdisciplinaridade ao estudante por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos”, explica a coordenadora geral do Ensino Médio e do Ensino Fundamental Anos Finais do Alfa, Ana Luísa Vieira.
A inteligência socioemocional também é um pilar relevante no Novo Ensino Médio, com o “Projeto de Vida”, componente que busca oferecer ferramentas de autoconhecimento, em teoria e em prática, para decisões e planejamentos mais conscientes sobre o futuro. No Alfa, esse é mais um ponto já implantado e que se tornou case de sucesso. Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, os estudantes da rede de ensino têm em sua grade curricular o LIV (Laboratório Experiência de Vida), projeto que atua no reconhecimento das habilidades socioemocionais e autoconhecimento.
O reflexo do trabalho
A tão sonhada vaga em uma universidade pública chegou da melhor maneira possível para Vitorio Fantinel, que finalizou o Ensino Médio no Alfa Pato Branco no ano passado: ele foi aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina pelo Programa de Avaliação Continuada (PAC) da Unicentro. “Foi um período de muito estudo, dedicação e cansaço, mas ver o meu objetivo alcançado é sensacional. As aulas de LIV foram essenciais para me ajudar a administrar os meus sentimentos, o que é primordial para a realização dos vestibulares”, ressalta.
A diretora do Alfa Pato Branco, Chadia Nicola, compartilha o sentimento de realização com toda a equipe e reconhece tudo o que está sendo semeado para o futuro. “O Vitorio teve um resultado esplêndido, que reflete toda sua dedicação e esforço durante sua vida escolar. Resultados assim são esperados porque, no Alfa, o Novo Ensino Médio não é novidade: implementamos aos poucos as disciplinas eletivas, projetos integradores e o projeto de vida, logo, sabemos como trabalhar com o nosso aluno, mantendo o foco no resultado e auxiliando no seu desenvolvimento pessoal”.
Concurso de Bolsas Alfa
É possível aproveitar todos os benefícios já citados com grandes descontos ou até mesmo gratuitamente. O Alfa Rede de Ensino realiza no próximo sábado (29) o concurso de bolsas para o Terceirão e o Pré-Vestibular. São 365 bolsas de 40%, 50% e 100% de desconto. As inscrições podem ser feitas pelo site: alfaonline.com.br.