Neste ano teve redução de 27% nas ocorrências em relação a 2021
O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), de Pato Branco, tenente-coronel Heraldo Correia de Lima, fez nesta terça-feira (20), uma avaliação positiva dos trabalhos realizados neste ano. Ele disse que foi um ano atípico, com praticamente o final da pandemia da covid-19 e maior circulação de pessoas, além das eleições, que tiveram manifestações.
O tenente-coronel Heraldo afirmou que, apesar de uma maior circulação de pessoas, teve uma diminuição das ocorrências na área do 3º BPM, em torno de 27%, de 19.000 em 2021 para 13.600 neste ano. Por outro lado, houve aumento de 17,9% na apreensão de armas, que contribui para a redução de crimes.
Heraldo acrescentou que neste ano também perceberam uma redução de 5,6% de furtos e 22,7% de roubos. Ele lembrou que tinha ocorrido um aumento de furtos na zona sul de Pato Branco, mas com a implementação do policiamento reduziram pela metade. Além disso, teve redução de cerca de 1% nos casos violência doméstica e de 50,8% da perturbação do sossego, após combate realizado em ações conjuntas com outros órgãos de segurança, Prefeitura de Pato Branco e Vigilância Sanitária. A redução foi de 953 para 469 ocorrências. Ele disse que as pessoas devem se divertir, mas é preciso respeitar o sossego da população, principalmente a partir das 22h.
Com relação ao trânsito, o tenente-coronel Heraldo afirmou que com o uso da tecnologia, com um novo aplicativo, teve aumento de 24,3% nas notificações, que a população não gosta, mas é necessário para se ter um trânsito melhor e com menos acidentes. Já os casos de embriaguez ao volante tiveram redução de 26,8%, que seria um reflexo das notificações de trânsito.
O tenente-coronel Heraldo disse ainda que houve um aumento no cumprimento de mandados de prisões. Ele revelou que os mandados são cadastrados no sistema de vídeomonitoramento de Pato Branco, que tem câmeras em pontos estratégicos da cidade, facilitando a localização dos foragidos da Justiça. Também teve aumento nas apreensões de drogas, como maconha, cocaína e ecstasy, com a Polícia Militar estando cada vez mais próxima da sociedade e buscando informações para o combate à criminalidade.
12ª Companhia Independente
O tenente-coronel Heraldo comentou ainda sobre a criação da 12ª Companhia Independente de Palmas, desvinculando-se do 3º BPM. Ela abrange a mesma área da então 2ª Companhia da Polícia Militar, Palmas Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Mangueirinha e Mariópolis. “A 12ª Companhia Independente de Palmas potencializa a segurança pública no Sudoeste”, destacou.
Formação de soldados
O tenente-coronel Heraldo disse que no dia 3 de agosto teve início mais uma escola de formação de solados no 3º BPM de Pato Branco. Estão sendo formados 34 novos policiais militares, que em fevereiro de 2023 devem começar o estágio operacional nas ruas. Outros 30 soldados, que estão sendo formados em Cascavel, também deverão atuar na área do 3º BPM, reforçando a segurança pública na microrregião de Pato Branco.
Comentários estão fechados.