Precisando vencer as duas partidas disputadas nesta semana, para não depender de nenhum outro resultado para a classificação aos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB), o Pato Basquete foi superado pelo Caxias Basquete na noite da sexta-feira (8), por 59 a 68, em partida disputada no Ginásio do Sesi em Pato Branco.
Com o resultado, a equipe pato-branquense passa a depender dos jogos atrasados de outras equipes, para seguir na competição.
Afirmando que a equipe buscou o resultado até o final, o pivô Leal, destacou ao final da partida que “tem ainda muita coisa pela frente. Batalhamos até o final, este é o instinto da equipe de sempre lutar, agora nos resta esperar”, pontuou.
Fazendo a análise de todos os confrontos que ainda vão acontecer e que podem dar a classificação para os playoffs para o Pato, o técnico Dedé Barbosa resumo o atual momento como de espera.
Para Dedé Barbosa, a partida vencida pelo Caxias foi um jogo mental. “Um jogo que era de classificação para os dois times, nunca esse tipo de jogo é um jogo bonito. É um jogo amarrado, ruim de se ver, e eles tiveram jogadores que no final tiveram mais experiência para fechar o jogo e nós saímos do foco, principalmente nos últimos cinco minutos.”
O fator juventude do elenco do Pato, por várias vezes destacado no NBB, de forma alguma é negativa para o atual momento da equipe. “Levamos os meninos acima do normal, pressionamos eles em treino, levando eles acima do limite. E eles precisam entender que em uma entrada de playoffs”, afirmou Dedé Barbosa não escondendo sua frustração com a derrota, principalmente pelo fato de que o Pato reverteu o placar, mas nos últimos minutos voltou a ser superado pelo Caxias.
O jogo
O confronto direto dos postulantes à classificação no NBB, pôs fim a uma sequência negativa da equipe gaúcha na competição. Ao mesmo tempo em que marcou a quarta derrota dos pato-branquenses em uma série de cinco partidas.
Enquanto os gaúchos venceram o primeiro e o último períodos, 8 a 19 e 9 a 20, o Pato foi melhor no segundo e terceiro período, 22 a 15 e 20 a 14. No entanto, não foi suficiente para a vitória.
Grande parte do jogo, o Pato se manteve atrás do marcador. Esboçando reação, a equipe conseguiu reverter o placar no início do terceiro período, se mantendo até faltar 5 minutos para encerrar a partida, contudo, o elenco de Caxias do Sul (RS), voltou a ter mais acertos ofensivo e anulou as jogadas de ataque do Pato. Final de jogo, Caxias com a segunda vitória na temporada sobre o Pato.