Começou nesta quinta-feira (24), em Francisco Beltrão, a 10ª edição da Via Tecnológica do Leite, considerada o maior evento do setor no Paraná realizado em espaço fechado. O encontro reúne 50 expositores, palestras técnicas e atrações para produtores e visitantes, com foco na qualificação da cadeia produtiva do leite, sucessão familiar e adoção de novas tecnologias.
Produção de leite cresce até 10% ao ano no Sudoeste
Durante a abertura, o prefeito Antonio Pedron destacou o crescimento expressivo do setor:
“Nossa produção de leite tem crescido cerca de 8 a 10% ao ano graças ao empenho dos produtores, que estão se profissionalizando e buscando inovações para suas propriedades”, afirmou.
Francisco Beltrão registrou 99 milhões de litros de leite em 2024, consolidando-se como o maior produtor regional. O Sudoeste do Paraná lidera a produção estadual com 1,1 bilhão de litros por ano, contribuindo para que o Paraná seja o segundo maior produtor de leite do Brasil.
Indústria e agregação de valor fortalecem a economia
Na abertura, autoridades ressaltaram o potencial da região para a industrialização do leite.
“O Sudoeste está no radar de grandes indústrias, que empregam alta tecnologia, transformam o leite em produtos de maior valor e geram emprego e renda”, destacou o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara.
O evento contou com a presença de deputados estaduais Luis Corti e Wilmar Reichembach (coordenador da Frente Parlamentar do Leite), além de lideranças regionais, prefeitos e representantes de entidades como Amsop, AMP, Acefb e Adapar.
Programação segue até sábado com entrada gratuita
O primeiro dia trouxe palestras sobre a força da mulher no agronegócio e sucessão familiar, com Sirlei Beneti e Larissa Zambiasi. À tarde, houve torneio de silagem, e à noite, show de humor com Paulinho Mixaria.
A programação segue até sábado (26), no Centro de Eventos do Parque de Exposições, com entrada gratuita. A realização é da Acefb, com apoio da Prefeitura de Francisco Beltrão, IDR-Paraná e Seab, além do patrocínio de Cresol, Rumo Nutrição Animal, Cooperativa Alfa, Coasul e Agrária.
Comentários estão fechados.