Comércio varejista do Paraná cresce 3% até maio de 2025

O comércio varejista do Paraná registrou crescimento de 3% no volume de vendas entre janeiro e maio de 2025, quase o triplo da média nacional de 1,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (8). A pesquisa considera o varejo ampliado, que inclui todos os segmentos do comércio, além de construção civil, setor automotivo e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

No acumulado de 12 meses, entre junho de 2024 e maio de 2025, o Paraná também se destacou com alta de 4,6% no volume de vendas, enquanto o resultado nacional foi de 2,4%. Já na comparação entre maio de 2025 e maio de 2024, o comércio varejista ampliado do estado cresceu 1,5%, acima do índice brasileiro de 1,1%.

Receita nominal em alta no Paraná

A receita nominal do comércio paranaense acompanhou o bom desempenho das vendas. No acumulado do ano até maio, o aumento foi de 7,5%, enquanto o resultado nacional foi de 6%. Na comparação entre maio de 2025 e o mesmo mês de 2024, a receita do Paraná cresceu 6,2%, levemente acima dos 5,9% do Brasil. Em 12 meses, o avanço da receita estadual foi de 8,5%, contra 6,9% na média nacional.

Setores que puxaram o crescimento

Entre os destaques do crescimento paranaense nos primeiros cinco meses de 2025 estão:

  • Móveis e eletrodomésticos: +10,5%
  • Tecidos, vestuário e calçados: +10,3%
  • Veículos, motocicletas, partes e peças: +7,3%
  • Materiais de construção: +6,5%
  • Combustíveis e lubrificantes: +3%
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: +2,3%

Por outro lado, alguns segmentos apresentaram retração no período:

  • Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo: -1,2%
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: -2,1%
  • Livros, jornais, revistas e papelaria: -2,9%
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: -6%
  • Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: -10,1%

Sobre a pesquisa

A PMC acompanha o comportamento conjuntural do comércio varejista brasileiro por meio de indicadores de volume de vendas e receita nominal das empresas com 20 ou mais empregados e atividade principal de comércio varejista. Os dados completos podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.

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