Comissão aprova novo Plano Nacional de Educação

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), o novo Plano Nacional de Educação (PNE), documento que estabelece metas e diretrizes para os próximos dez anos da educação brasileira.

O texto prioriza a ampliação dos investimentos no setor educacional, a valorização dos profissionais da educação e a expansão da educação integral, além do acesso à creche e aos Centros de Educação Infantil (CEIs). A aprovação marca um avanço estratégico para o sistema educacional nacional.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), vice-presidente e membro titular da Comissão de Educação há quatro mandatos consecutivos, comemorou o resultado e destacou a relevância do PNE para o Paraná e o país. “Grande vitória da educação. Está aprovado aqui, na Comissão Especial, o Plano Nacional de Educação. Dez anos, metas, objetivos e, principalmente, ampliação de investimento”, afirmou o parlamentar paranaense.

Zeca Dirceu enfatiza valorização de professores e creches

Zeca Dirceu reforçou que o PNE valoriza melhor os professores e professoras, os funcionários de escola, das universidades e dos institutos federais. Ele destacou a ampliação da educação integral e o maior acesso à creche e aos Centros de Educação Infantil como pilares fundamentais do plano. “É isso que a educação precisa”, completou o deputado.

Segundo o parlamentar, a aprovação resulta de um amplo processo de diálogo com a sociedade, iniciado com a retomada das conferências municipais, estaduais e nacional de educação. Zeca Dirceu defendeu agilidade para levar o texto ao plenário da Câmara e aprová-lo ainda este ano. “Nós temos, com agilidade agora, de levar este tema para o plenário e aprovar ainda este ano, porque o Brasil merece o melhor, um grande Plano Nacional de Educação”, disse.

Zeca Dirceu ressaltou seu compromisso pessoal com a pauta educacional e lembrou ser o único deputado federal do Paraná, entre os 30 representantes, a compor como titular a Comissão de Educação de forma ininterrupta por quatro mandatos. “Eu sou apaixonado pela educação. Me orgulho muito de estar aqui lutando pela educação como titular da Comissão de Educação por quatro mandatos consecutivos”, declarou.

Coral da Itaipu apresenta Concerto de Natal no Gramadão da Vila A

O deputado atribuiu a conquista à priorização da educação no governo do presidente Lula. “Que essa conquista, que é a aprovação do PNE, fique como uma prova do nosso compromisso verdadeiro com a educação e do quanto a educação voltou a ser uma grande prioridade com o presidente Lula governando o nosso país”, concluiu Zeca Dirceu, reforçando a representatividade paranaense no debate nacional.