A partir desta quarta-feira, 28 de fevereiro, o Paraná inicia uma nova fase na gestão de suas rodovias com a entrada em operação dos primeiros dois lotes das novas concessões rodoviárias. Este marco foi formalizado na segunda-feira, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), em Curitiba, onde as empresas Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro assumiram oficialmente a administração dos Lotes 1 e 2, respectivamente.
Estas concessões, que são parte do maior contrato de concessões rodoviárias do Brasil, prometem transformar o cenário viário paranaense com um investimento previsto de mais de R$ 30 bilhões em obras de melhorias e manutenção ao longo dos próximos 30 anos. Mais de mil quilômetros de rodovias serão abrangidos, prometendo não apenas aprimorar a infraestrutura existente, mas também redefinir o padrão de serviços oferecidos aos usuários.
Sandro Alex, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, destacou que este momento representa uma virada de página para o Paraná, substituindo o antigo modelo de pedágio por uma concessão moderna, que prevê tarifas mais acessíveis e uma significativa ampliação da malha rodoviária. “É uma transformação que coloca o estado no caminho para se tornar o grande hub logístico da América do Sul”, enfatizou Alex.
A nova fase de concessões é fruto de um modelo defendido pelo Governo do Estado, desenvolvido após amplo debate com a sociedade paranaense, incluindo o setor produtivo e entidades de classe. O processo de seleção das concessionárias foi marcado pela transparência e pela busca por um equilíbrio entre tarifas justas e investimentos necessários para a melhoria das condições viárias e de segurança.
A retomada das cobranças de pedágio está prevista para o fim de março, com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) comprometida a anunciar os valores e a data exata de início com pelo menos dez dias de antecedência, por meio de comunicado em Diário Oficial.
Luciano Lourenço, diretor da ANTT, aponta que os contratos de concessão representam o que há de mais avançado em termos de concessões públicas, combinando tarifas equitativas a investimentos com foco na segurança viária. Fernando Furiatti, diretor-geral do DER-PR, e Hélio Gomes, superintendente regional no Paraná do DNIT, reforçaram o compromisso com a fiscalização rigorosa das operações, garantindo o cumprimento das obrigações contratuais e a manutenção de rodovias seguras e eficientes.
Este momento histórico para o Paraná é visto com otimismo pelas autoridades e pela população, que esperam melhorias significativas na qualidade das viagens rodoviárias, na segurança dos usuários e no desenvolvimento econômico e logístico do estado.
OBRAS
As duas concessionárias que assumem os serviços nesta quarta-feira já têm um cronograma para os três primeiros anos de concessão. O primeiro será de requalificação das vias, com atualização das sinalizações, serviço de manutenção e ajustes emergenciais, bem como o início do atendimento de guinchos, ambulâncias, retiradas de animais das pistas, entre outros serviços. No segundo ano virão os investimentos em si, em especial na duplicação das rodovias. No terceiro ano, a previsão é do início da entrega das obras.
“Até o terceiro ano da concessão teremos 70 km de duplicação em cinco frentes de trabalho nas BRs 277 e 376. Inclusive já começamos a trabalhar para regularizar licenças ambientais, tanto no Ibama quanto no IAT [Instituto Água e Terra]”, apontou o diretor-presidente da concessionária Via Araucária, Sérgio Santillan.
O cronograma da EPR Litoral Pioneiro é semelhante: requalificação das vias e início dos serviços no primeiro ano, investimentos mais profundos de obras no segundo ano e início da entrega das obras no terceiro ano. A previsão é também de 70 km de duplicação.
“Os primeiros 12 meses da concessão serão de requalificação das rodovias com foco nas áreas críticas e que tenham maior impacto na população, como nos entornos das cidades. A partir do segundo ano serão investimentos mais profundos de infraestrutura. E no terceiro começam as entregas”, explicou o diretor-executivo da EPR Litoral, Roberto Longman.
LOTE 1
O primeiro lote engloba 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais. Vencedora do leilão do Lote 1 das rodovias, a Via Araucária vai operar com 420 colaboradores e 37 viaturas, entre os quais quatro guinchos pesados, seis guinchos leves, dois caminhões para resgate de animais, dois caminhões-pipa para apoio do Corpo de Bombeiros, dez ambulâncias (sendo 3 com UTI) e 13 veículos para inspeção de tráfego.
O contrato prevê a implementação de 344 quilômetros de duplicações, 215 quilômetros de faixas adicionais, 32 quilômetros de vias marginais, 27 quilômetros de ciclovia e 63 viadutos e trincheiras. Entre as principais obras, estão a duplicação total da BR-373, entre Ponta Grossa e Prudentópolis, a duplicação da BR-277 entre Balsa Nova e Prudentópolis e do Contorno Norte de Curitiba entre o trevo de Campo Largo e o acesso a Colombo, além da construção de faixas adicionais no Contorno Sul de Curitiba e obras na RMC.
Segundo Santillan, a concessionária está preparada para dar início imediato ao trabalho. “Nos últimos três meses, nossas equipes trabalharam diariamente para a instalação das bases de operação para que a partir da primeira hora do dia 28 estejamos trabalhando de forma eficiente ao longo de todos os trechos sob nossa responsabilidade”, afirmou.
LOTE 2
O segundo trecho leiloado envolve 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. O contrato com a EPR Litoral Pioneiro inclui a duplicação de 350 quilômetros, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas.
Uma das obras mais aguardadas é a instalação de faixas adicionais na BR-277 em 81 quilômetros entre Curitiba e Paranaguá, que terá três pistas e acostamento nos dois sentidos logo nos primeiros anos de contrato. Também serão instaladas vias marginais, viadutos e trincheiras no perímetro urbano de Paranaguá, próximo ao Porto de Paranaguá.
O contrato engloba as duplicações de 14 quilômetros da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná, 123 quilômetros da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina e 71 quilômetros da PR-239 entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, além de obras na BR-153 no Norte Pioneiro e na BR-369 entre Cornélio Procópio e a divisa de São Paulo.
O presidente da EPR Litoral Pioneiro, José Cassaninga, garantiu que os paranaenses já poderão sentir a diferença no atendimento de imediato. “Vamos iniciar no dia 28 uma operação muito qualificada e os usuários já vão perceber um incremento significativo dos serviços nas estradas, que vão trazer segurança, conforto e desenvolvimento sustentável para o Paraná”, afirmou.
INOVAÇÕES
Além da isenção para motos, os usuários frequentes das rodovias concedidas que instalarem tags de cobrança automática nos seus veículos terão descontos progressivos nas tarifas de pedágio. Todas as vezes que passarem em uma mesma praça em um mesmo mês pagarão tarifas mais baratas, com desconto aplicado progressivamente da 1ª até a 30ª passagem do veículo pela praça dentro de um mesmo mês. A Agência Estadual de Notícias fez uma simulação desse sistema com a projeção tarifária dos editais. Confira AQUI.
As concessionárias também deverão disponibilizar internet nos pontos de atendimento ao usuário e áreas de descanso para caminhoneiros, e sistema de comunicação Wi-fi em 100% da rodovia, para acesso ao canal de atendimento ao usuário.
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