Concessionárias PR Vias e EPR Iguaçu assumirão lotes 3 e 6 no Paraná

Nesta segunda-feira, 24 de março, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná revelou as concessionárias que administrarão os lotes 3 e 6 das rodovias pedagiadas no estado. O lote 3, com 569 quilômetros, será gerido pela PR Vias, da empresa CCR, enquanto o lote 6, com 662 quilômetros, ficará sob responsabilidade da EPR Iguaçu, vinculada à EPR. Os contratos dos dois lotes estão previstos para serem assinados em abril de 2025.

Audiência Pública e Balanço dos Lotes 1 e 2

Coordenada pelo deputado Fabio Oliveira (Podemos), a audiência avaliou o primeiro ano de operação dos lotes 1 e 2, administrados pelas concessionárias EPR Litoral Pioneiro e Via Araucária. Representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) apresentaram relatórios, assim como as empresas concessionárias. O lote 1 abrange 473 quilômetros, enquanto o lote 2 cobre 605 quilômetros de rodovias no Paraná.

Uma das principais reclamações dos usuários foi o tempo de espera nas filas, causado por obras de adequação. Sérgio Santillan, da Via Araucária, informou que a concessionária chegou a operar 110 frentes de trabalho simultâneas para cumprir as exigências contratuais. Já Marcos Moreira, presidente da EPR, explicou que a empresa estipulou um tempo de espera entre 20 e 30 minutos por fila, mas o alto fluxo de veículos em alguns trechos duplicou esse período.

Expectativas para os Lotes 3 e 6

Embora as operações dos lotes 3 e 6 ainda não tenham iniciado, representantes das futuras concessionárias participaram da sessão. Breno Ferreira Leal, gerente executivo de contratos da CCR, e Marcos Moreira, da EPR, destacaram a expectativa para a assinatura dos contratos em abril e o início dos trabalhos preliminares antes da cobrança de pedágio. O lote 3 conectará regiões como Campos Gerais e Norte do estado, enquanto o lote 6 atenderá o Centro-Sul, Oeste e Sudoeste, incluindo a estratégica BR-277.

Investimentos e Melhorias nas Rodovias

Os novos contratos preveem investimentos significativos em infraestrutura, como duplicações e manutenção, visando melhorar a trafegabilidade.

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