O resultado final da licitação para restauração em pavimento rígido de concreto (whitetopping) da PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, foi publicado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). O consórcio Sanches Tripoloni – Consol, composto pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda., foi confirmado como vencedor, com a proposta de R$ 188.250.000,00.
Após a conclusão do prazo permitido para recursos, o resultado segue agora para homologação e publicação oficial, que precederá a assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço.
A obra cobrirá 45 quilômetros, a partir do Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto em Palmas até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia. O projeto inclui a renovação das faixas de rolamento e acostamentos, que receberão um novo pavimento de concreto após fresagem e reperfilagem.
A licitação foi realizada sob o regime de Contratação Integrada (CI), onde a mesma empresa é responsável por elaborar o projeto básico, projeto executivo de engenharia e execução da obra. O prazo total previsto para a finalização é de 450 dias, divididos em 90 dias para projetos e licenciamento ambiental e 360 dias para execução dos serviços de whitetopping.
Além de ser uma opção mais ágil e econômica, o whitetopping é adequado para o tráfego intenso da rodovia, que é um corredor logístico importante entre a região Sudoeste e o Porto de Paranaguá. O pavimento de concreto tem uma vida útil de 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, e é mais resistente, seguro e eficiente na drenagem de água da chuva.
Esta iniciativa faz parte do programa do Governo do Paraná, “Paraná Concreto”, que prevê a implantação e restauração de pavimentos com concreto em rodovias de todas as regiões do Estado.
Comentários estão fechados.