A 22ª edição do Concurso Café Qualidade Paraná 2024 premiou, nesta terça-feira (12), os melhores cafés do estado, em evento realizado pela primeira vez no Mercado Municipal de Curitiba. A iniciativa destacou a qualidade da produção paranaense nas categorias “Natural” e “Cereja Descascado”, além de premiar as melhores amostras de cada região e a melhor amostra geral. Dos 10 premiados nas categorias principais, quatro são de Tomazina, no Norte Pioneiro.
O evento contou com a presença de 240 participantes, incluindo cafeicultores, lideranças, autoridades e especialistas, e serviu como um marco para reforçar a visibilidade da produção de café do Paraná, o 5º maior produtor nacional, com mais de 30 mil hectares cultivados.
Durante a cerimônia, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou a importância de promover os cafés paranaenses. “Eventos como esse são essenciais para divulgar a qualidade do nosso café e valorizar o esforço da cadeia produtiva. Apenas duas das 15 cafeterias do Mercado Municipal oferecem cafés do Paraná, e precisamos mudar isso”, afirmou.
O secretário estadual da Agricultura, Natalino Avance de Souza, enfatizou a relevância histórica e econômica da cafeicultura no estado. “Podemos não ser campeões em quantidade, mas certamente podemos ser campeões em qualidade. Em 2024, lançaremos um programa de incentivo à produção de café de excelência”, anunciou.
O presidente da Câmara Setorial do Café do Paraná, Walter Ferreira Lima, reforçou a necessidade de fortalecer a representatividade da cadeia produtiva e unir produtores e técnicos para superar desafios. Já o presidente da Sicredi Norte Sul, Paulo José Buso, destacou o papel do crédito rural no estímulo à diversificação e inovação. “O crédito tem sido essencial para incentivar novos produtores e ampliar a presença de cafés especiais em regiões como Cascavel, que antes não produziam café”, observou.
O Concurso Café Qualidade Paraná é o terceiro maior do gênero no Brasil, atrás apenas dos concursos de Minas Gerais e Espírito Santo. Promovido pela Câmara Setorial do Café do Paraná, o evento é organizado pelo Sistema FAEP, Seab, IDR-Paraná e pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina.
A competição segue um rigoroso processo de seleção, que inclui classificação física e prova sensorial. Nos últimos anos, o IDR-Paraná investiu na formação de profissionais para realizar avaliações locais, eliminando a necessidade de trazer especialistas de fora. Atualmente, o Paraná conta com oito Q-graders e dez juízes especializados envolvidos no concurso.
Leia também
Aproveitando a presença de mais de 100 cafeicultores na capital, o Sistema FAEP promoveu uma reunião da sua Comissão Técnica de Cafeicultura na segunda-feira (10). A programação incluiu palestras técnicas com especialistas, como Roberta Flas e Higor Brotifixi de Morais, e debates sobre desafios e prioridades da cadeia produtiva para 2024.
Premiados do Concurso Café Qualidade 2024
Categoria Natural
1º: Maristela Fatima da Silva Souza, de Tomazina
2º: Ariele Miranda Afonso, de Curiúva
3º: Flávia Guimarães da Silva Rosa, de Apucarana
4º: José Ciro Santiago, de Grandes Rios
5º: Sérgio José Miranda, de Jandaia do Sul
Categoria Cereja Descascado
1º: Claudeir Marcos de Souza, de Tomazina
2º: Valdeir Luiz de Souza, de Tomazina
3º: Marcia Cristina da Silva Costa, de Tomazina
4º: Juarez Colatino de Barros, de São Jerônimo da Serra
5º: Sirlei de Fatima da Cruz Carvalho, de Joaquim Távora
Campeões Regionais
Região de CascavelAparecida de Oliveira Saboré Lopes, de Braganey
Região de LondrinaJoão Paulo Sgorlon, de Pitangueiras
Região de ToledoDaiane Elisabete Colombo Teixeira, de Jesuítas
Região de MaringáWilson Lopes, de Mandaguari
Região de Cornélio ProcópioMagna Aparecida Nunes, de Congonhinhas
Região de CianorteJosé Aparecido Sanches, de Terra Boa
Comentários estão fechados.