No último domingo (26), foi realizado no Sitio Dala Costa, o Concurso Interno de Oratória do Rotaract Club, Distrito 4640, fase classificatória para o Concurso Nacional de Oratória. Nesse ano, o vencedor dessa fase classificatória foi o Ítalo Romano.
De acordo com a representante distrital da Área IV do Distrito 4640, Renata Albani Dala Costa, o Concurso Nacional de Oratória tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades profissionais e de liderança e a discussão de necessidades e questões de interesse comunitário e mundial.
“Os temas dos discursos são elaborados pelos organizadores dos eventos, podem variar entre temas atuais na sociedade e pautas sobre a família rotária”.
No evento do domingo, três concorrentes da área distrital que já haviam passado por concurso interno em seus respectivos clubes de Rotaract concorreram para saber quem seria o escolhido a representar a área IV, que é composta por Pato Branco, Palmas, Coronel Vivida, Chopinzinho, Clevelândia e Itapejara D’Oeste, no Concurso Distrital de Oratória (CDO). Italo, vencedor dessa fase, concorrerá com mais quatro pessoas e o vencedor representará o Distrito 4640 na 17ª edição do CNO.
Samuel Evaristo Bebber chegou ao top 10 da etapa nacional do CNO em 2022. Ele conta que começou concorrendo com poucas pessoas na fase interna, ganhando maior experiência e conquistando a fase estadual em seguida.
“Eu pude viver esse momento desde o começo e viver aquele momento da oratória, eu comecei ali pensando no que eu ia falar, foi um dos discursos que eu fiquei ansioso, mas em todos os meus discursos eu busco levar um pouco de essência e sentimento para as pessoas que estão me ouvindo”, conta Samuel.
O jovem afirma que concorreu com outros 41 oradores do Brasil, mas precisava estar entre os 10 melhores para discursar na Conarc, que é considerado o maior encontro de rotaractianos a nível nacional, “eu consegui e hoje me sinto feliz, com o coração cheio de gratidão e querendo fomentar ainda mais a minha oratória”.
Para Samuel, o Distrito 4640 é importante na oratória a bastante tempo, “a gente busca valorizar nossos associados para que eles participem do concurso porque a comunicação de excelência move montanhas e o mundo precisa de pessoa que se comuniquem bem”.
Comentários estão fechados.