
A confiança dos empresários do comércio no Paraná registrou alta pelo segundo mês consecutivo em julho, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) em parceria com a Fecomércio PR. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) avançou 2,5% no mês, atingindo 99,3 pontos.
Apesar da melhora, o indicador permanece abaixo da zona considerada satisfatória (100 pontos) e apresenta queda de 4,4% em relação a julho de 2024.
Enquanto no Paraná o ICEC ficou em 99,3 pontos, a média nacional alcançou 106,7 pontos, com crescimento de 0,6% em julho, mas também recuo de 3,1% na comparação anual.
O que impulsionou a alta no Paraná?
O avanço foi puxado pelo subindicador Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que cresceu 6,9% frente a junho, chegando a 73 pontos. Apesar do crescimento, continua na faixa de insatisfação e 8,5% abaixo do resultado de julho do ano passado.
As expectativas permanecem positivas:
- IEEC (Expectativas do Empresário): 123,5 pontos (+0,7%);
- IIEC (Intenção de Investir): 101,4 pontos (+1,5%), com destaque para intenção de contratação, que subiu 2,3%.
Empresas maiores lideram otimismo
As médias e grandes empresas registraram 105,3 pontos, alta de 3,3% no mês, superando a linha de satisfação. Já micro e pequenos empresários seguem abaixo desse nível, com 99,2 pontos, mesmo com avanço de 2,4%.
Comentários estão fechados.