Confirmado primeiro caso de Monkeypox em Mangueirinha

Homem de 35 anos é o primeiro paciente com varíola dos macacos na área da 7ª Regional de Saúde

No final da tarde da quarta-feira (31), a Secretaria de Saúde de Mangueirinha, recebeu a confirmação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) a confirmação do primeiro caso de Monkeypox, varíola dos macacos, no município.

Em um vídeo divulgado pelo Departamento de Comunicação já na quinta-feira (1º), o secretário de Saúde, Ivoliciano Leonarchik e uma enfermeira da secretaria comentam o caso.

Segundo a enfermeira, o paciente, um homem de 35 anos, que esteve recentemente fora do município, desenvolveu os primeiros sintomas, e com isso procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde foi realizado uma bateria de testes, o que descartou várias doenças, com isso passou a ser investigada a possibilidade de contágio por varíola dos macacos.

Conforme a Secretaria de Saúde, o paciente desenvolveu lesões na pele, que por consequência desencadearam sintomas como dor no corpo, tontura, náuseas e fraqueza. Também foi revelado que o paciente já passou pelo período em que as feridas ficam expostas na pele, que varia de seis a 21 dias.

Assim, o paciente de Mangueirinha, é enquadrado como curado, contudo, ainda passível de transmissão, uma vez que ainda apresenta lesões. Ao que a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de isolamento total, entre o paciente e outras pessoas.

Leonarchik pontuou que o caso de Mangueirinha é o primeiro da área de atuação da 7ª Regional de Saúde.

https://www.facebook.com/watch/?v=1244678653014880

você pode gostar também
Deixe uma resposta