Na semana da mulher, buscamos saber quais são os melhores e mais eficazes tratamentos para o corpo e pele utilizados nas clínicas dermatológicas
A cada dia que passa os consultórios médicos se atualizam quanto aos procedimentos de beleza e rejuvenescimento capazes de levantar a autoestima e, nesta edição da semana das mulheres, falamos com uma médica dermatologista para apresentar a você dicas e quais os cuidados estéticos modernos e eficazes do mercado.
Como o rosto é o cartão postal de cada pessoa, um dos maiores desejos femininos é o rejuvenescimento da face. Em entrevista a dermatologista, Vanessa Sokoloski Schirr, explicou que os procedimentos com esta finalidade, tem levado muito em consideração a prevenção. “Neste caso, buscamos estimular o colágeno do rosto para evitar o surgimento dos sinais da idade. Isso seria de maneira preventiva. O mesmo é utilizado para amenizar rugas e a flacidez da pele, mas nesse caso, utilizamos os bioestimuladores de colágeno associados a outras tecnologias como o ultrassom microfocado que também faz esse estímulo de colágeno e consegue fazer um efeito lifting facial.
Além disso, a médica não descarta a opção de utilizar técnicas de rejuvenescimento facial para melhorar o contorno do rosto, ou ainda, para preenchimento vincos ou sulcos maiores. “Outro tratamento eficaz é a aplicação de toxina botulínica, que, aliás, é a única maneira que temos de diminui a força muscular em algumas áreas. Ao reduzir a força de contração do músculo, conseguimos automaticamente diminuir a formação de rugas”, disse.
Preenchimento facial
O preenchimento facial, a cada ano, parece ter ganhado o coração dos brasileiros e os benefícios vão além da questão da melhora na qualidade da pele e aparência do rosto. Muitas pessoas têm procurado as clínicas de dermatologia e estética para tentar corrigir imperfeições no rosto, ou ainda, apenas para alcançar um efeito desejado.
A dermatologista explica que o preenchimento pode ser utilizado em diversas áreas da face e com muitos benefícios estéticos, porém, é importante estar atento as características do produto, tempo de duração no organismo e métodos de aplicação. “Neste caso, o médico fará uma análise e com base nas características individuais do paciente e nos anseios apresentados, vai definir a maneira mais adequada para realizar o procedimento.
“Muitos ainda não sabem, mas o preenchimento é um tipo de medicação, injetável, a base de ácido hialurônico, que é degradado pelo nosso corpo, então, com o passar do tempo, ele vai sendo absorvido pelo organismo. A duração média, do produto no rosto é de aproximadamente um ano e meio”, disse.
As aplicações do ácido hialurônico na face podem ser inúmeras, sendo as mais comuns: nas rugas ao redor da boca, popularmente conhecidas como rugas de marionete, ou bigode chinês. “Também podemos aplicar nas maçãs do rosto para fazer um ponto de luz, o que favorecesse efeito lifting de rejuvenescimento, mas nesse caso é importante observar que o procedimento poderá mudar um pouquinho o formato do rosto, dependendo da quantidade que for utilizada”, disse Vanessa.
A médica destacou que por questões de senso estético o paciente deve conversar com médico, ponderando sobre os procedimentos para que o resultado final seja satisfatório. “Isso varia muito de paciente para paciente, mas muitos gostam de um resultado mais sutil e elegante, assim conseguimos realçar a beleza, sem mudar as características pessoais”, explicou. Outra coisa legal do preenchimento facial é a possibilidade de contemplar o resultado logo após a aplicação. “De imediato já é possível ver as mudanças positivas no rosto”, disse.
Flacidez corporal
Falando um pouco sobre beleza corporal, a dermatologista conta que existe muita tecnologia eficaz no mercado capaz de melhorar os contornos do corpo e reduzir a flacidez. “Para ser muito eficaz, precisamos fazer uma associação de tratamentos, que incluem os estéticos, mas precisam de mudanças positivas no dia a dia da paciente, que incluem uma alimentação equilibrada, ingestão de água em quantidade adequada e prática de exercícios físicos regulares.
Quanto ao fortalecimento e recuperação da pele, Vanessa Schir, menciona novamente o uso de bioestimuladores de colágeno combinados com o ultrassom microfocado, que vão agir diretamente na flacidez. “Apenas precisamos distinguir o que é flacidez da pele, da flacidez muscular, esta última pode ser resolvida com exercícios de fortalecimento da musculatura, ou seja, exercícios físicos. Na clínica, nós vamos melhorar a qualidade da pele, estimulando a produção de colágeno e com isso melhorando a textura e o viço”, disse.
Com essa combinação de tratamento, depois de algumas sessões já é possível começar a ver resultados positivos. “Neste caso, os resultados não são imediatos. Então a gente precisa dar tempo para o corpo fazer essa produção de colágeno, e isso pode demorar de dois a três meses, tendo depois uma duração de aproximadamente dois anos”, disse.
Combinação perfeita
Infelizmente, a dermatologista afirma que não existe uma combinação milagrosa para rejuvenescimento, o que seria perfeito, segundo Vanessa é o tratamento preventivo, que pode ser realizado de maneira a garantir uma boa qualidade da pele, retardando os efeitos visíveis da idade e deixando a estima feminina sempre alta.
“É possível iniciar um tratamento preventivo a partir dos 25 anos, seja com bioestimulares de colágeno ou ainda com o botox. Quanto antes iniciar, sempre será melhor, porque depois que as rugas já estão instaladas, fica muito mais difícil de recuperar a pele, lembrando que quando somos mais jovens, os tratamentos acabam tendo uma resposta muito mais rápida e positiva”, destacou.
“Acredito que a combinação perfeita seja essa, realizar os procedimentos de forma gradativa, de maneira que seja visível que aquele rosto envelheceu de forma natural, sem a necessidade da aplicação de uma de série produtos, que em alguns casos, ficam com um resultado pesado e artificial. É melhor que as pessoas não pensem “meu Deus como ela está diferente!”, mas é importante lembrar que sempre é possível estarmos mais belas amanhã, do que estamos hoje, concluiu a dermatologista com irreverência.
Comentários estão fechados.