Redação com assessoria
O Instituto Conservador Liberal realizou no último sábado (12), no Centro de Eventos Tsuru, em Londrina, mais uma edição do evento Congresso Brasil Profundo, que tem por objetivo debater temas relacionados ao conservadorismo brasileiro.
O evento reuniu cerca de mil pessoas simpatizantes do movimento conservador. Para a organização do congresso em Londrina, o instituto contou com o apoio do Movimento Direita Paraná, cujo presidente do núcleo Pato Branco é Mateus Neumann, e com a equipe do deputado federal Filipe Barros.
Segundo Mateus, neste ano o foco dos debates é “a redescoberta de quem somos”. O Instituto Conservador Liberal está trabalhando na proposta de realizar debates por todo o país. O primeiro, de acordo com ele, aconteceu em Mato Grosso do Sul, e o segundo em Londrina. Logo também haverá um congresso em Pato Branco, mas a data ainda não foi anunciada.
Mateus explicou que a missão de organizar o evento foi dada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, e que era para ter acontecido no ano passado, mas por causa das restrições sanitárias devido à pandemia, não pode ser realizado.
Destaque
Mateus contou que o deputado federal paranaense Filipe Barros foi um dos destaques do evento e sua palestra foi sobre “o cenário político nacional e o futuro dos conservadores”. Em entrevista, Barros destacou a forma como os conservadores devem atuar nesse cenário de pré-campanha eleitoral. “São duas frentes. Uma delas é a frente política propriamente dita, da construção partidária, da construção política, da identificação de lideranças em todo o Estado. E uma segunda frente, que estamos trabalhando, é a própria formação de bases, ou seja, o trabalho cultural, de levar ao conhecimento da população as principais pautas e bandeiras do movimento conservador, do movimento de direita brasileiro”.
Participações
Além dos debates, o evento também serviu para apresentar nomes de pré-candidatos a deputado estadual do Direita Paraná. O Congresso Brasil Profundo Paraná também contou com a participação on-line do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e, por vídeo, da ministra Damares Alves, da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Entre os palestrantes, deputados Eduardo Bolsonaro (SP), Gil Diniz (SP), Carla Zambelli (SP), Daniel Silveira (RJ) e Ana Caroline Campagnollo (SC); vereador Nikolas Ferreira (Belo Horizonte); jornalistas Adrilles Jorge, Ana Paula Henkel e Cristina Graeml; Ogier Buchi (candidato ao governo do Paraná em 2018), Sergio Santana, Gilberto Cattani, André Piraiá, Paulo Briguet, Felipe Pedris, Mauricio Costa, André Porciúncula, Fernando Conrado, Otávio Fakhouri e a turma de humor do Canal Hipócritas.