A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) anunciou, nesta quinta-feira (28), as datas para a consulta pública que definirá a adesão de escolas estaduais ao programa Parceiro da Escola. O processo acontecerá nos dias 6, 7 e 9 de dezembro em 177 unidades de ensino, abrangendo 98 municípios do estado, e contará com horários estendidos para facilitar a participação das comunidades escolares.
A votação permitirá que pais, responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários das escolas elegíveis decidam sobre a adesão ao programa. Os horários serão:
- 6 de dezembro: das 8h às 20h30
- 7 de dezembro: das 8h às 17h
- 9 de dezembro: das 8h às 20h30
A Secretaria destaca que mesmo em municípios onde houver feriados municipais, as datas serão mantidas. A votação será realizada presencialmente, com votos impressos, e será acompanhada por equipes técnicas dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), além de membros das escolas.
O programa Parceiro da Escola tem como objetivo melhorar a gestão administrativa e infraestrutura das escolas estaduais por meio de parcerias com empresas especializadas em gestão educacional. Com essa iniciativa, as escolas poderão terceirizar atividades administrativas, como limpeza e segurança, permitindo que educadores e diretores se concentrem no desenvolvimento pedagógico.
“O Parceiro da Escola reflete o compromisso do governo com uma educação pública de qualidade, oferecendo às escolas melhores condições para desempenharem suas funções educacionais”, destacou o secretário de Educação, Roni Miranda.
A iniciativa está em fase de expansão após um projeto-piloto iniciado em 2023 nos colégios estaduais Aníbal Khury, em Curitiba, e Anita Canet, em São José dos Pinhais, beneficiando 2,1 mil estudantes.
Escolas Elegíveis no Sudoeste
No Sudoeste do Paraná, as seguintes instituições de ensino foram selecionadas para a consulta pública:
- Dois Vizinhos: Colégio Estadual de Dois Vizinhos
- Nova Prata do Iguaçu: Colégio Estadual Cristo Redentor
- Francisco Beltrão:
- Colégio Estadual Industrial
- Colégio Estadual João Paulo II
- Colégio Estadual Leo Flach
- Pato Branco: Colégio Estadual Carlos Gomes
- São João: Colégio Estadual Tancredo Neves
Aprovação Popular
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pela Seed, apontou que três em cada quatro paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola. A pesquisa foi conduzida entre 24 de outubro e 11 de novembro, abrangendo pais e responsáveis em 85 escolas que participam da área de abrangência do programa.
Leia também
Credenciamento de Empresas
A Seed também abriu um edital para credenciamento de instituições privadas interessadas em participar do programa. As empresas devem comprovar capacidade técnica para atender ao menos 50% do volume de matrículas das escolas em cada lote selecionado. O edital abrange as 177 unidades elegíveis e as duas já atendidas pelo programa-piloto.
Transparência e Inclusão
Para assegurar a transparência do processo, a Seed publicará uma resolução com as principais regras para as consultas públicas. O modelo democrático visa garantir que toda a comunidade escolar tenha voz na tomada de decisões que impactarão diretamente a gestão e o futuro das instituições.
Comentários estão fechados.