Cristiane Canton
Que o mercado de trabalho exige dinamismo e uma capacidade de se adaptar a novos desafios você já sabe. Sabe, também, que nas profissões novas tendências aparecem com muita rapidez, praticamente, obrigando uma flexibilidade para atingir o desempenho almejado. Portanto, o nosso assunto hoje é a contabilidade 4.0.
É isso mesmo, a contabilidade 4.0 está diretamente interligada a uma tecnologia essencial para todos os contadores. Hoje os profissionais contábeis devem estar amplamente antenados com a tecnologia e ter uma ótima perspectiva do negócio do cliente. Pois, caso isso não aconteça, será facilmente ultrapassado pela concorrência e perderá oportunidades de trabalhos.
A contabilidade 4.0 refere-se à quarta Revolução Industrial, também pautada pela era da Revolução da Informação, trata-se do uso estratégico de ferramentas tecnológicas na execução de várias tarefas rotineiras da contabilidade, capazes de fazer com que se produza mais em menos tempo.
O impacto das tecnologias 4.0 no mercado de trabalho e nas relações empresariais tendem a automatizar os métodos industriais por meio dos conceitos de transformação digital. Pois, a sociedade exige que os negócios trabalhem de forma mais simples, ágil e otimizada. Além disso, é necessária uma integração total de todos os seus processos, relação entre as empresas e o público-alvo. Nesse contexto, o mundo físico e os digitais caminham juntos.
É necessário ter em mente que, segundo alguns estudos, até 2025, 40% dos empreendimentos tradicionais podem deixar de existir dando lugar a negócios mais digitais. De acordo com a pesquisa de Deloitte: 87% do total dos gestores entrevistados acredita que a nova configuração industrial deve oferecer vantagens ao mercado empresarial e à população com igualdade social e estabilidade econômica; 39% dos entrevistados no Brasil disseram que os meios tecnológicos são capazes de promover um diferencial competitivo, enquanto 42% acham que ela é capaz de gerar uma grande mobilização na cadeia de operações.
A questão é que poder analisar o patrimônio e as finanças de uma companhia de maneira mais estratégica, faz do contador um membro ainda mais essencial nos negócios da empresa. Pois, ter as informações úteis e necessárias ao melhor gerenciamento dos negócios, ser capaz de compreender o mundo digital é imprescindível para executar a contabilidade empresarial de forma correta e exemplar.
Obviamente, existem alguns desafios nesta área da contabilidade 4.0, além de o profissional contábil precisar estar muito atento as mudanças tecnológicas o tempo todo, é imprescindível acompanhar as atualizações, ter sabedoria para prestar uma consultoria eficiente, apresentar uma comunicação ágil, muitas vezes uma comunicação com o uso de ferramentas digitais para acelerar o contato. Ademais, apostar em um marketing digital, instruir toda a equipe sobre a modernização dos relatórios. Alguns desafios serão sempre encontrados independente do ramo ou era contábil, como a busca pela capacitação de maneira continuada, apresentar sempre uma visão estratégica, ser um especialista na sua área, ter exatidão nas informações, e desenvolver novas competências.
Diretamente relacionada a contabilidade 4.0 está a inteligência artificial que é a principal responsável pela automatização de processos contábeis. A IA contribui para minimizar os erros em processos repetitivos, evitando trabalhos e possíveis prejuízos. Assim, as empresas terão o aumento da produtividade e alavancarão ainda mais seus lucros.
Mestra em Ciências Contábeis, contadora, professora universitária e pesquisadora das mudanças e tendências do mundo por amor!