Pensando em unir as pessoas e proporcionar um tempo de descontração para as mulheres contabilistas de Pato Branco, a Polimed Medicina do Trabalho teve a ideia de idealizar os Jogos das Mulheres Contabilistas para promover momentos de integração para as profissionais que, em sua profissão, precisam usar tanto o raciocínio. Atualmente está acontecendo um campeonato onde os vencedores receberão medalhas e prêmio em dinheiro. As participantes também participam de sorteios de presentes no final do campeonato.
A próxima etapa de jogos acontece na terça-feira (27). Na modalidade de cartas haverá competição de cacheta e canastra, além de também estar acontecendo a disputa de dominó. As inscrições são gratuitas e os interessados em participar podem se inscrever através do número (46) 99133-3056.
Os jogos das mulheres contabilistas conta acontece no auditório da Polimed e conta com recepção, onde são fornecidos lanches para as participantes às 18h30, seguido do início dos jogos às 19h e encerramento às 22h.Os jogos são coordenados por uma professora de educação física, que também realiza a divulgação do ranking.
De acordo com a comissão organizadora, a pontuação é contada pela presença e resultado do jogo, sendo somados no dia dos jogos e posteriormente feito o ranking por modalidade. A profissional que não consegue participar em determinada data não perde pontos.
Todas as contadoras com CRC ativo ou não, colaboradoras de escritórios e departamentos contábeis das empresas do município e região podem participar. Atualmente, os jogos contam com a presença de 20 a 30 mulheres da área.
Entre as premiações estão R$ 150 para o 1° lugar e R$ 100 para o 2° lugar em cada modalidade, sendo que uma mesma participante pode jogar em todas as modalidades.
De acordo com a administradora e proprietária da empresa idealizadora dos jogos, Anubes Smiderle, o objetivo da ação é integrar as profissionais da área que diariamente trabalham com cálculos e número, precisando de um espaço onde possam se distrair e se divertir.
“Nós idealizamos os jogos, apoiamos e fornecemos todo o suporte para que eles aconteçam com a finalidade de promover estes momentos de descontração”, complementa.
A administradora destaca a necessidade da socialização devido a sua relevância para a saúde mental. “Em tempos tão conturbados, onde as pessoas ficaram muito distantes e isoladas, percebemos a necessidade de voltar a reunir as pessoas. Assim surgiu a ideia de proporcionar esses momentos exclusivos para as mulheres”, conclui.
A contadora e integrante da comissão organizadora dos jogos, Adriane Smiderle Modena, aponta para a renovação que os momentos de descontração trazem para a vida das profissionais, citando as risadas e brincadeiras como ponto alto dos encontros.
“Vejo de extrema importância a necessidade que temos de confraternizar, nos encontrarmos com pessoas, vivenciarmos momentos de descontração e/ou desafios, como é nosso caso com os jogos. Isso nos motiva e nos renova”, afirma Adriane, ao destacar que esses momentos ajudam a estreitar os laços de amizade e companheirismo.
Para a empresária contábil Maria Susana Vieira Brandes, a experiência está sendo diferente e inovadora, com os encontros mais divertidos e descontraídos a cada dia.
“Nossa profissão exige muito estudo e concentração. Nunca nos reuníamos para a diversão, geralmente nossos encontros eram somente em cursos ou assuntos profissionais”, destaca, apontando a mudança benéfica para os encontros entre as profissionais.
Segundo a contadora, vice-presidente da Câmara de Controle Interno do CRC-PR, suplente de delegado do Sescap PR e empresária, Eunice Duarte, os jogos têm como maior importância o momento vivido, a competição saudável e com o objetivo de estarem juntas. “Existe uma premiação, mas isso não está contando. Formamos um grupo forte, pois compartilhamos muitas informações, uma brincadeira que se tornou séria, estamos fazendo algo diferente no nosso dia”, finaliza.