O Conselho Municipal de Turismo de Pato Branco (Comtur), apresentou os dados consolidados de uma pesquisa, que reúne informações sobre as facilidades ou dificuldades da população em deslocamentos entre municípios do sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina ou a grandes centros.
A ideia é que esses dados sirvam de base para o desenvolvimento de ações e políticas públicas, que possam ser aplicadas de forma mais assertiva pelos municípios do sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina.
O perfil do turismo
A sondagem regional “Desafios no Deslocamento para Grandes Centros”, engloba, entre outras informações estatísticas, o perfil sociodemográfico da população, frequência de deslocamentos, os meios de transportes mais utilizados. Procura fazer um diagnóstico da região no que se refere ao comportamento da população em seus deslocamentos, seja a turismo ou negócios.
A pesquisa durou dois meses, de 7 de julho a 7 de setembro, abrangendo 42 municípios do sudoeste paranaense e 16 do oeste catarinense. Observou principalmente informações relacionadas à frequência e motivação nos deslocamentos entre as cidades e grandes centros, destacadamente Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Participaram da pesquisa 2.704 pessoas.
O presidente do Comtur, Anery Junior Baggio explicou a importância prática do estudo, exemplificando como os dados de comportamento da população podem ajudar a decidir novos investimentos no aeroporto regional de Pato Branco.
“Fizemos um conjunto de perguntas sobre qual a intensão de uso do aeroporto regional de pato branco para grandes centros? Quanto estamos corretos em fazer investimentos no nosso aeroporto regional? Agora temos informações concretas, que nos ajudam a dizer a vontade da população”, destacou Baggio.
Os motivos dos deslocamentos na região Sudoeste também foi avaliado e a pesquisa apontou que saúde, negócios e trabalho são os principais fatores desse movimento. “29,4% dos duovizinhenses buscam atendimento de Saúde em outros municípios, 36% dos beltronenses e 37% dos pato-branquenses dizem que negócios e trabalho os fazem migrar para outros locais”, detalha Baggio, complementado que as respostas do Oeste Catarinense revelaram que o eixo negócios e trabalho também é o principal motivo de irem para outras cidades
Contur
O Comtur é responsável por deliberar sobre a gestão do Fundo Municipal de Turismo de Pato Branco. Como competências, sugere e orienta ações relacionadas ao desenvolvimento e a preservação dos pontos turísticos do município. Ativo há 2 anos, é formado por um colegiado de 32 membros, representando 25 instituições, sendo certificado pelo Ministério do Turismo.
Comentários estão fechados.