Data oficial foi divulgada na reunião do Conselho de Administração da Coordenadoria; outra pauta foi o apoio ao projeto de criação da estrada-parque Caminho do Colono
Nesta quinta-feira (2), foi realizada a reunião mensal do Conselho de Administração (CAD) e presidentes de entidades da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar). Seguindo o modelo de encontros itinerantes, o evento foi realizado em Pato Branco. Após uma visita técnica à Viasoft, uma das maiores empresas de software do Sudoeste, a reunião aconteceu nas dependências da empresa.
Os primeiros detalhes da edição deste ano da Convenção da Cacispar foram anunciados, como a data e o local: 22 de setembro, em Chopinzinho. O evento, que não foi realizado em 2020 e 2021, por causa da pandemia, será retomado mantendo o município que havia sido programado anteriormente.
“A comissão organizadora da Convenção estuda levar a reunião mensal do Conselho Administrativo da Faciap para Chopinzinho, no dia 23 de setembro. Em breve, teremos novidades sobre a solicitação e também sobre a programação para este ano”, detalha Paulo Sergio Bueno, presidente da Cacispar.
Apoio à estrada-parque
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Capanema (Acec), Jaceano Kraemer, e o juiz de direito aposentado da comarca, Márcio Geron, apresentaram a atual situação do projeto para criação da unidade de conservação denominada Estrada-Parque Caminho do Colono, que passa pelo Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Há projetos tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado Federal (a Comissão de Meio Ambiente pretende debater com especialistas o projeto de lei PLC 61/2013). Durante a reunião, Geron e Kraemer entregaram ofícios à Cacispar e às associações empresariais, solicitando apoio para a criação da estrada-parque.
O presidente da Cacispar comenta que a abertura da estrada-parque é uma bandeira da Coordenadoria há décadas. “Apoiamos a criação por se tratar de um projeto importante para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Prevê a criação de uma unidade de conservação, com via não pavimentada, acesso controlado e horários restritos. O monitoramento deverá inibir a caça e a extração do palmito, entre outras ilegalidades. E também propiciará o desenvolvimento do ecoturismo na nossa região e no Oeste”, explica Paulo.
Missões técnicas
Também foram apresentados relatos de integrantes do CAD que participaram de missões técnicas promovidas recentemente pela Cacispar e pelo Sebrae Paraná. Foram visitados locais no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais que são referências em inovações e boas práticas. A Cacispar constituiu uma comissão para tratar da implantação da cultura inovadora nas entidades associadas e também nas empresas que fazem parte do movimento associativista.
Prêmio para as empreendedoras
Paola Battistella, coordenadora da Cacispar Mulher, anunciou na reunião mensal da Coordenadoria, a criação do prêmio Cacispar Mulher Empreendedora, com abrangência regional, seguindo os moldes da premiação da Faciap.
O objetivo é valorizar a representatividade feminina, com histórias inspiradoras de empreendedoras delas na gestão de empresas. A vencedora será revelada na Convenção da Cacispar, no dia 22 de setembro. As interessadas em participar podem procurar a associação empresarial ou o núcleo da mulher empresária dos respectivos municípios.