Copel investe em automatização elétrica no Paraná

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) está revolucionando a infraestrutura elétrica do Paraná por meio de um amplo programa de automatização. Com a implantação de sistemas de reconfiguração automática na rede de distribuição, a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia estão sendo significativamente aprimoradas.

Até o final de 2025, serão instalados 2.600 novos religadores automatizados na rede elétrica do Paraná. Esses equipamentos fazem parte de um plano de investimentos robusto da Copel, que destinará R$ 2,5 bilhões neste ano para melhorias e reforços no sistema de distribuição.

Os sistemas de reconfiguração automática utilizam dispositivos inteligentes para restaurar o fornecimento de energia em poucos segundos, mesmo em caso de desligamentos acidentais. Dados de locais que já possuem essa tecnologia mostram que 86% das interrupções foram resolvidas automaticamente, sem a necessidade de envio de equipes técnicas.

Benefícios da Tecnologia

“Estamos empenhados em unir o que há de mais moderno em soluções de automação de redes, pesquisa e inovação para levar energia de melhor qualidade ao consumidor”, destaca Francis Alencar Prado, superintendente de Operação de Distribuição da Copel.

A tecnologia também reduz o impacto dos desligamentos ao identificar e isolar automaticamente o local do problema. Por exemplo, em casos como queda de árvores ou colisões de veículos com postes, apenas a região diretamente afetada permanece isolada, enquanto o fornecimento é rapidamente restabelecido para os demais consumidores atendidos pelo mesmo circuito. Isso garante maior segurança e agilidade no restabelecimento.

Leia também

Expansão dos Sistemas Automatizados no Paraná

Atualmente, a Copel possui 1.279 sistemas de reconfiguração automática em operação, atendendo 2,37 milhões de clientes em todo o estado, o que representa 46% do total de consumidores. Com a instalação dos novos religadores, esse percentual será ampliado, permitindo a redução tanto da frequência quanto da duração das interrupções de energia.

Essa modernização é gerenciada de forma autônoma ou através de operação remota pelo Centro Integrado de Operação da Copel, localizado em Curitiba.

“Serviços que demandariam o envio de uma equipe para inspecionar a rede agora podem ser solucionados em poucos segundos, com segurança e eficiência”, reforça Prado.


Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.