A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou um reforço significativo na infraestrutura elétrica da região Sudoeste do Paraná. A subestação Realeza Sul, localizada no município de Realeza, receberá novos transformadores para acompanhar o ritmo acelerado de crescimento econômico local.
As obras foram autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no início de 2025, com previsão de aumento na demanda por energia nos próximos anos. O investimento visa garantir maior segurança e eficiência no fornecimento de eletricidade para indústrias, comércios e residências.
Investimento na infraestrutura elétrica
A ampliação da subestação inclui a instalação de um novo transformador com capacidade de 150 megavolt-amperes (MVA). Com isso, a potência total da unidade aumentará de 300 para 450 MVA, permitindo maior eficiência na conversão da energia proveniente do Sistema Interligado Nacional (SIN). A eletricidade, que chega em 230 kV, será convertida para 138 kV, voltagem ideal para distribuição na região.
Segundo o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Fernando Mano, a modernização da subestação é estratégica para o avanço econômico do Paraná. “Esses reforços de grande porte na rede de transmissão foram priorizados pela Aneel e têm como objetivo assegurar condições para o desenvolvimento da região. O agronegócio paranaense está entre os maiores exportadores do país, novas indústrias estão se instalando e a oferta de energia precisa acompanhar esse crescimento”, destacou Mano.
Leia mais
- Alunos da rede municipal de Pato Branco retornam às aulas
- 1 milhão de alunos retornam às escolas estaduais do Paraná
Previsão de conclusão e outros investimentos
O projeto de ampliação da subestação Realeza Sul tem prazo de conclusão previsto para julho de 2027. Além desse reforço estrutural, a Aneel já havia autorizado, em outubro de 2024, um investimento de R$ 9 milhões para a instalação de capacitores na unidade. Esses equipamentos são essenciais para corrigir o fator de potência, garantindo maior eficiência e estabilidade no fornecimento de energia.
Com esses investimentos, a Copel reforça seu compromisso em assegurar energia de qualidade para mais de 145 mil consumidores na região, impulsionando o desenvolvimento econômico e industrial do Sudoeste do Paraná.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.