Copel lança tarifa-piloto com desconto para recarga de veículos elétricos

A Copel deu início a um projeto-piloto que pode resultar em uma nova modalidade tarifária para consumidores que recarregam veículos elétricos em casa. Nomeada Tarifa Mobiflex Copel, a iniciativa foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e prevê desconto para quem fizer o carregamento domiciliar entre meia-noite e 6h da manhã. A economia na conta de luz pode chegar a 12%.

Segundo o engenheiro da Copel responsável pelo projeto, Rodrigo Braun dos Santos, a proposta representa um avanço no setor elétrico.

“O estudo permite que os consumidores tenham uma tarifa diferenciada capaz de recompensar o uso da energia em horários de menor demanda. Além da economia direta, queremos contribuir para a sustentabilidade e a otimização da rede elétrica, promovendo um uso mais consciente e eficiente da energia”, destacou.

Inscrições e critérios de participação

Com duração prevista de 12 meses, o projeto já está com inscrições abertas por meio de formulário no site da Copel e também via WhatsApp, conforme autorização prévia de clientes proprietários de veículos elétricos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

As vagas são limitadas e a seleção levará em conta o perfil da unidade consumidora e critérios técnicos. Podem participar apenas clientes em baixa tensão (127 V ou 220 V), que possuam veículo elétrico plug-in, façam o carregamento em casa e tenham carregador portátil ou Wallbox.

Não podem se inscrever consumidores que utilizam tarifas subsidiadas, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, além de casos de inadimplência, mudanças de titularidade da unidade consumidora durante o período de testes ou irregularidades técnicas.

Fatura normal e liberdade de saída

Durante o período do estudo, os participantes continuarão recebendo a fatura normalmente, com comparativos entre a tarifa convencional e a diferenciada. Quem desejar poderá desistir a qualquer momento, retornando ao modelo padrão em até 30 dias.

O projeto está amparado pela Resolução Normativa Aneel nº 966/2021 e pela Resolução Autorizativa nº 15.400/2024, que autorizam a Copel a desenvolver estudos tarifários.

A iniciativa integra os chamados sandboxes tarifários, ambientes de experimentação regulatória em que as concessionárias podem testar modelos inovadores por tempo limitado.

Realizado em parceria com as empresas Daimon e Essenz, o piloto busca fomentar a inovação, incentivar a mobilidade elétrica e oferecer alternativas de consumo mais sustentáveis.

Serviço

  • Inscrições: formulário no site da Copel ou via WhatsApp
  • Duração: 12 meses
  • Mais informações: disponível no portal da Copel
você pode gostar também

Comentários estão fechados.