Coritiba na Série A: será que é desta?

A temporada vai mesmo a meio com 20 jogos já disputados, faltando outros 20. Se terminasse hoje, o Coritiba voltava aos grandes palcos. Contudo, ainda há mais 20 jogos pela frente. Será que consegue manter o ritmo? O mister Mozart Santos está a fazer jus ao nome do conhecido génio da música. Esse era conhecido por ser muito afinado no piano e o mister Mozart Santos também está a ficar muito conhecido por afinar equipes. 

O ano passado conseguiu subir o Mirassol e este ano o Coritiba parece bem encaminhado. Vamos perceber como correu a época até agora e, mais importante, como poderá correr até ao final. Importa também conhecer os craques do time e quais foram as principais entradas e saídas. Venha daí!

Uma defesa que parece um muro

Até ao momento, o grande destaque vai para a defesa. Estamos perante a defesa mais competente da competição com apenas 14 gols sofridos. Isso ajuda a que a equipa chegue a esta metade de época em 2º com 38 pontos, os mesmos que o Goiás. Só não está em 1º porque o Goiás tem sido mais eficaz no ataque e tem mais gols marcados, algo que o Coritiba precisa de melhorar para atacar esta 2ª fase. 

Outro grande shout out para o time é para as suas prestações fora de portas porque são o time com mais pontos (18) conquistados quando não jogam no Couto Pereira. Em casa, a situação não é tão animadora e o factor A(deptos) tem de entrar em ação rapidamente porque são apenas a 6ª equipe com mais pontos conquistados no seu estádio. Será que há motivos para sonhar com a subida? Vamos descobrir. 

A subida é um cenário real?

Resposta direta e objetiva? Sim, é! A época passada foi lastimável. O time terminou em 12º e nunca esteve, sequer, perto da subida. Contudo, a entrada do novo mister no final de 2024 parece ter dado um rumo à equipe e tudo indica que será este ano que eles sobem, depois de 2 anos consecutivos na Série B. Fomos também ver o que dizem as odds. Elas acabam por ser um barómetro fidedigno das probabilidades que cada time tem. 

Depois de vermos uma lista de casas de apostas na Oddspedia e analisarmos as odds, reforçamos a nossa ideia. Nas principais casas de bets do Brasil, eles são os 2º’s favoritos a vencer a competição, logo, favoritos à subida. De relembrar, que o 4º lugar seria suficiente. Porém, o mister já deixou bem claro que o 1º lugar é o objetivo e que é para ele que está a trabalhar diariamente, trabalhos esses que tem dado frutos em 3 jogadores, sobretudo. 

Os destaques da época

Lembra-se de termos mencionado que a defesa era um dos grandes fortes da equipe? Pois, há um zagueiro que é o grande responsável pela equipe ser a defesa menos batida: Maicon. É um verdadeiro líder dentro de campo e esteve invicto em 14 partidas na Série B 2025, com 9 vitórias e 5 empates enquanto esteve em campo. Até ao momento, sofreu apenas 5 gols nos jogos que disputou. 

Um pouco mais à frente, no meio-campo existe outro jogador que está em boa forma: Josué. Um português que chegou do Legia, clube Polaco, tem sido um dos grandes responsáveis por colocar a equipe a mexer. Já participou em 26 jogos e, se tudo correr bem, fará parte do trio do meio-campo até ao final da temporada. Além disso, é o melhor marcador do Coritiba com 5 golos. Soma também 3 assistências.

Saídas e entradas: os destaques

Terá o mercado sido favorável ao Coritiba? Aparentemente sim. O presidente e o mister priorizaram a base do elenco e mantiveram jogadores importantes. Sairam alguns jogadores como o Éberth, mas o atacante pouco foi utilizado, portanto acaba por não ser uma saída muito importante. Nomes como Biel, Andre e Rafinha são mais sonantes e também abandonaram, mas o time reforçou-se para essas posições. Com quem? 

O ataque foi onde a equipe mais reforçou. Lembra-se de também termos dito que era a área onde havia maior margem para melhorar? Pois, o presidente e o mister estão em sintonia conosco. Clayson, Dellatorre e Iury Castilho chegaram e claro que não serão todos titulares, mas acaba por ser importante que tenham concorrência entre eles para se “espicaçarem” e tentarem dar o melhor todos os dias para estarem no time inicial. 

Tudo é possível, mas a subida é atingível

Se há coisa que o futebol já nos mostrou é que pode ser imprevisível. Ainda assim, tudo aponta para uma subida do Coritiba. Com uma defesa sólida, um meio-campo criativo e reforços no ataque, o Coritiba tem todos os ingredientes para regressar à elite do futebol brasileiro. Depois de fechar o turno em “bom”, a segunda metade da temporada será decisiva, mas os sinais são positivos: se mantiverem o foco, os adeptos podem mesmo começar a sonhar com a Série A.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.