O Coritiba está de volta à primeira divisão do futebol brasileiro. Neste sábado (15), o time do Alto da Glória garantiu o acesso à Série A ao empatar em 0 a 0 contra o Athletic, no Couto Pereira lotado.
Apesar de adiar a comemoração do título da Série B, que poderia ter sido conquistada com uma vitória em casa, a equipe paranaense atingiu os 65 pontos em 37 rodadas, não podendo mais ser alcançada pelo Criciúma, quinto colocado.
A definição do título ficará para este domingo (16), dependendo do resultado do Athletico, vice-líder, que enfrenta a Ferroviária fora de casa. Já o Athletic, com 41 pontos, segue na parte inferior da tabela e busca escapar do rebaixamento.
Reações divididas após o apito final e próximos desafios
A torcida coxa-branca demonstrou sentimentos mistos: comemoração pelo acesso garantido à elite nacional, mas frustração pelo desempenho em campo e a festa do título adiada.
O Coxa encerra sua participação na Série B contra o Amazonas, fora de casa, enquanto o Athletic recebe o Paysandu na Arena Sicredi, ambos os jogos marcados para o domingo, 23 de novembro, às 16h30.
Jogo truncado e poucas chances: os detalhes da partida
O primeiro tempo foi marcado pelo nervosismo e pelo equilíbrio defensivo. O Athletic chegou com perigo em contra-ataques, principalmente com Welinton Torrão, enquanto o Coritiba respondeu com Dellatorre, que acertou a trave.
Na etapa final, Mozart buscou mudanças táticas, trocando Ronier e Castilho de lados e dando liberdade a Vini Paulista. O Coxa aumentou o volume ofensivo e teve chances claras, mas Dellatorre desperdiçou a principal oportunidade aos 31 minutos.
Escalações
Coritiba: Pedro Morisco; Alex Silva (Zeca), Maicon, Jacy e Bruno Melo (João Almeida); Sebastian Gómez e Vini Paulista (Machado); Lucas Ronier, De Pena (Everaldo) e Iury Castilho (Gustavo Coutinho); Dellatorre | Técnico: Mozart.
Athletic: Adriel; Douglas Pelé, Jhonatan, Marcelo Ajul e Wesley Gasolina; João Miguel (Fabrício Isidoro), Fernando Martínez e Geraldes (Alason Carioca); Welinton Torrão (Ezequiel), Neto Costa (Gabriel Índio) e Guilherme Cachoeira (Kauan Lindes) | Técnico: Rui Duarte.
Cartões amarelos: Athletic: Neto Costa, Marcelo Ajul, João Miguel, Jhonatan, Fernando Martínez, Kauan Lindes; Coritiba: Gustavo Coutinho, João Almeida, Everaldo.
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)





