A Prefeitura de Coronel Domingos Soares firmará convênio nos próximos dias com o Governo do Estado através do Instituto Água e Terra – IAT – para a aquisição de um caminhão-pipa, atendendo ao Programa Paraná Mais Verde, criado em dezembro de 2021 com o objetivo de despertar a consciência ambiental e aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social pela educação ambiental, e ao Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza – PREVINA, de 2018, que visa à promoção de medidas de prevenção e resposta em emergências nas Unidades de Conservação Estaduais, entre outros.
O convênio tem como objetivo a união de esforços para o desenvolvimento de ações que possibilitem a proteção ao patrimônio natural do estado, por meio da prevenção e combate de incêndios florestais em unidades de conservação e corredores ecológicos, assim como em atividades de saneamento básico, por meio do abastecimento urbano, limpeza urbana e de galerias de águas pluviais, e/ou suprir emergencialmente situações de escassez hídrica em unidades de saúde, creches e demais espaços públicos e em comunidades rurais.
Através do convênio, o IAT entra com o equivalente a R$ 257.260,00 e a Prefeitura, como contrapartida, fará o repasse de R$ 13.540,00. Todo o processo licitatório é feito pelo Estado, que adquire o caminhão e encaminha ao Município.
Conforme o IAT, os caminhões-pipa fazem parte do Patrulha Ambiental, um projeto pensado para amenizar os maiores problemas que atingem os municípios, como estiagem, coleta de resíduos sólidos, entre outros. Compõem a Patrulha os seguintes equipamentos: caminhão-pipa; caminhão compactador de lixo; caminhão de coleta seletiva; caminhão-caçamba, com poli guindaste, mais cinco caçambas avulsas; e caminhão limpa-fossa. Vale recordar que o governo municipal já solicitou, ainda em 2021, um caminhão compactador de lixo e um caminhão limpa-fossa, que estão sob análise.
Para o prefeito Jandir Bandiera, a vinda deste caminhão-pipa é esperada há tempos pela população, já que o município não conta com posto de atendimento do corpo de bombeiros e, em caso de incêndio, poderá auxiliar fazendo os primeiros socorros, evitando que o fogo se propague para residências, barracões e plantações, além de ajudar na limpeza pública e a população que sofre com falta d’água.
“Em nome da população domingosoarense, quero agradecer ao secretário Márcio Nunes por sempre nos receber com hospitalidade e por atender esta nossa solicitação”, finaliza Bandiera.