Buscando dar mais agilidade nos serviços públicos, a Prefeitura de Coronel Vivida lançou, na manhã da última terça-feira (20), o programa “Coronel Vivida + Digital”.
A iniciativa consiste em aplicativos separados [disponíveis nas versões web, bem como em Android e IOS], que vão possibilitar com que a prefeitura e o cidadão fiquem mais próximos, por meio de serviços informatizados.
“Com isso, tornando muito mais ágil a prestação dos serviços públicos, desburocratizando o processo”, declarou o prefeito Anderson Barreto, ao lado do vice Gabeira.
Nesse primeiro momento, o programa contará com dois aplicativos, que entrarão em funcionamento a partir desta quinta-feira (22): um deles é o E-cidadão, por meio do qual a população em geral poderá fazer sugestões e reivindicações.
A partir daí, segundo Barreto, essas demandas serão encaminhadas diretamente ao setor competente, dando celeridade e melhorando o atendimento.
“Dessa forma, com esse canal, a população poderá participar ativamente da gestão, levando ao conhecimento da Administração todas as suas reivindicações”.
Já o segundo aplicativo trata-se do E-obras, destinado aos profissionais de arquitetura e engenharia, que tem como finalidade eliminar os procedimentos feitos até então no papel. Assim, conforme o prefeito, tornando os serviços mais práticos, rápidos e cômodos.
Dentre as funções disponibilizadas nessa ferramenta pode ser feito o acompanhamento e a aprovação de projetos, bem como a emissão de alvará de construção e de Habite-se.
Novos aplicativos
Em breve, conforme o chefe do Executivo, também serão disponibilizados outros dois canais específicos: o Alvará Web e o E-saúde, sendo que o segundo “possibilitará com que toda a população agende consultas e exames, dentro de casa, tornando-os mais práticos e evitando filas nos postos de saúde e na Unidade Central”, explica, informando que ambos devem ser implementados ainda neste mês.
Para utilizar qualquer um dos aplicativos do Coronel Vivida + Digital, basta acessar o site da prefeitura em www.coronelvivida.pr.gov.br.
Demandas e investimento
Mesmo com esse programa implantado, Barreto lembra que — caso alguém não tenha acesso à internet, por exemplo — poderá buscar os serviços de forma presencial.
Quanto ao valor investido na implantação do “Coronel Vivida + Digital”, o chefe do Executivo disse que foi custo zero. “Aproveitamos uma estrutura que já existia no Município. Contudo, o serviço não era utilizado e observamos de a possibilidade desse serviço ser prestado. Não estamos gastando nenhum centavo na aplicação desses aplicativos”.
Durante o lançamento também estiveram presentes os vereadores Tássia Castelli e João Marcos Miotto; o secretário de Viação e Obras, Mauro Busanello; o secretário de Saúde, Vinícius Tourinho; a coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Veruska Fontanive; além de funcionários públicos do setor de Engenharia, Douglas Strapasson e Jean Felipe Miecoanski.