A Prefeitura de Coronel Vivida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quinta-feira (15), a partir das 9h, uma carreata para promover ações de combate à dengue. O ato tem como objetivo chamar a atenção da população para os cuidados necessários a fim de prevenir a propagação da doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde, houve um caso confirmado na cidade e, por isso, torna-se importante que ações preventivas e de conscientização sejam iniciadas. A ideia é chamar a atenção para que a população passe a fazer o checklist da dengue em suas residências.
De acordo com a organização do evento, está prevista a participação de diversos órgãos e entidades da administração, como demais secretarias municipais, corpo de bombeiros e polícia militar. No entanto, todos que puderem participar estão convidados. A carreata está programada para se iniciar no trevo do São Cristóvão.
A Secretária de Saúde, Jaiana Gubert, explicou que o objetivo é chamar a atenção da população para as ações de combate à dengue que cada pessoa pode realizar. “Sabemos que a população está ciente dos cuidados, mas essas ações precisam ser incorporadas no cotidiano, para que os casos realmente diminuam. Até o momento, tivemos apenas um caso positivo, mas nossa preocupação é constante”, alertou.
Jaiana ressalta que a programação não para por ai e nos próximos dias serão realizadas novas ações mais efetivas de combate, sendo a carreata o ponto de partida no sentido de chamar a população.
Sintomas
A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer.
Comentários estão fechados.