O município de Coronel Vivida foi contemplado nesta quarta-feira (24) com a construção do Complexo Social Cidade do Idoso, um investimento de R$ 7,5 milhões do Governo do Paraná, anunciado pelo governador Ratinho Júnior. A obra será executada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e beneficiará diretamente os 4,3 mil idosos do município, que representam quase 20% da população local.
O projeto também recebeu apoio da Assembleia Legislativa do Paraná, por meio do deputado Gugu Bueno, 1º secretário da Casa, e do deputado Luiz Fernando Guerra.
Política estadual de cuidado
O governador em exercício, Darci Piana, destacou o caráter inovador da obra e o compromisso estadual em garantir dignidade à população idosa:
“O Complexo Social Cidade do Idoso e os centros de convivência são equipamentos inovadores, reunindo uma série de serviços com diversas áreas trabalhando juntas para que possamos preservar cada vez mais a qualidade de vida, a autonomia e a independência das pessoas idosas, trazendo também o olhar do cuidado àqueles que precisam.”
Ele também frisou que o investimento integra uma política de cuidado que abrange todas as fases da vida:
“Como diz o nosso lema: terra de gente que trabalha e cuida. Estamos cumprindo com o cuidado da nossa gente. A Semipi tem feito um trabalho extraordinário para os idosos, fruto de um trabalho incansável do Governo do Estado de olhar para toda a população do Paraná, de todas as idades.”
Sensibilidade da gestão estadual
O prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, enfatizou a importância da iniciativa para o município:
“Este é um momento muito importante, em que o Governo do Estado coloca à disposição dos municípios recursos voltados à população idosa. Este programa vai criar um ecossistema de atendimento à pessoa idosa, demonstrando a sensibilidade da gestão estadual para atender todos os paranaenses. Esses investimentos, pulverizados em todo o Paraná, vão melhorar a qualidade de vida da terceira idade, que é cada vez mais significativa.”
Transição demográfica e políticas de Estado
A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou que a iniciativa é uma resposta ao cenário de envelhecimento populacional acelerado:
“Mais do que a obra física é a finalidade dela: cuidar cada vez melhor da nossa gente. O Paraná é um estado que tem passado por uma mudança demográfica muito acelerada. Em 2027 teremos mais idosos do que crianças menores de 14 anos, então é mais uma demonstração do Governo do Estado de preparar os municípios para esse futuro, que é de uma vida longa, mas com qualidade, respeito e dignidade.”
Ela ainda destacou que o Paraná lidera as políticas de cuidado no país:
“Hoje a gente inicia a liberação das obras, que somam ao todo R$ 150 milhões. O Paraná está muito à frente nessas políticas de cuidado, sendo referência nacional e internacional, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Estado Amigo da Pessoa Idosa. Tudo isso é fruto de um trabalho de políticas públicas de Estado que estamos realizando no Paraná para cuidar bem da nossa gente.”
Estrutura e impacto social
O Complexo Social contará com espaços voltados para atividades sociais, culturais, esportivas e de saúde, além de áreas de convivência e lazer. A expectativa é que a Cidade do Idoso se torne uma referência regional em qualidade de vida, autonomia e bem-estar, reforçando Coronel Vivida como modelo de políticas públicas inclusivas para a terceira idade.
Comentários estão fechados.