A estrutura funcionará na antiga Escola Municipal Sete de Setembro, na qual também será instalada a segunda farmácia básica da Secretaria de Saúde
Nos próximos 15 dias devem iniciar, em Coronel Vivida, as obras na antiga Escola Municipal Sete de Setembro, situada no bairro Schiavini. A estrutura será transformada na nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo o prefeito Anderson Manique Barreto, desde o início da gestão, já se pensava em uma alternativa para a base, a qual, até então, funciona anexa à Unidade de Saúde Central, situada na rua Romário Martins.
Para ele, o espaço é muito pequeno. Por isso, necessita de uma estrutura mais ampla, a fim de acolher melhor as pessoas que ali trabalham. Assim, conversou com o representante regional do Samu, que também entendeu que é preciso uma nova sede para Coronel Vivida.
“Como temos esse espaço público disponível, há cerca de 60 dias convidamos o coordenador para que conhecesse essa estrutura. Por se tratar de um bom imóvel, de fácil acesso e centralizado para as ambulâncias atenderem às ocorrências, o representante gostou da ideia que o Samu passe a funcionar nessa antiga escola”, afirma.
Após isso, foi solicitado ao arquiteto do Município, João Ferri, que projetasse a nova base do Samu, atendendo a todas as recomendações do Ministério da Saúde.
“Além de poder acomodar melhor a infraestrutura, com alojamentos masculino e feminino, banheiros masculino e feminino, cozinha, recepção, terá espaço para alocar as ambulâncias e também fazer o processo de limpeza delas. Porque a cada atendimento devem ser higienizadas e, até então, isso é feito em via pública. Então não tenho dúvidas que vai melhorar e dar muito mais conforto ao exercício da atividade tão ímpar que esses profissionais desenvolvem”, explica Barreto.
Farmácia básica
Anexa à nova base do Samu, o chefe do Executivo informa que será implantada a segunda farmácia básica de Coronel Vivida, para atender os munícipes dos bairros Schiavini, Fleck, São José Operário, São Cristóvão I e II, Imaribo, Primavera I e II, entre outros do entorno.
Ele justifica que isso se deve ao fato de o imóvel contar com amplo espaço. “Assim, evitará com que a população precise se deslocar à farmácia da Unidade de Saúde Central para retirar os medicamentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o acesso a todos”.
Da mesma forma que ocorre na farmácia básica da Unidade de Saúde Central, o horário de atendimento será de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Investimento
Barreto destaca que as obras para a nova base do Samu e da farmácia básica já foram licitadas e estão previstas para iniciar nos próximos dias. Já o investimento gira em torno de R$ 150 mil para as duas obras, com recursos próprios do Município.
“Estamos economizando bastante, desde o princípio do governo, e hoje temos uma condição financeira bem estável, que nos permite fazer algumas obras com dinheiro que economizamos do contribuinte. Cujas obras são revertidas em favor da população”.
Comentários estão fechados.