Covid-19: transformações no atendimento em Saúde
Há cerca de dois anos, nossa rotina e modo de viver foram afetados pela pandemia mundial causada pela covid-19, e foram necessários sacrifícios e modificações no estilo de vida.
Este contexto de incerteza, medo e preocupações, atrelados à necessidade de procura por informações, atendimento ou assistência médica, obrigou pacientes, médicos e instituições a reverem o modo como encaramos o conceito “Saúde”.
A necessidade de atenção, atendimento ágil, competente e resolutivo já não combinava somente com o atendimento presencial padrão em unidades médicas superlotadas, e com risco de contaminação.
O comportamento evolutivo da covid revelou, claramente, o cenário da doença aguda, superlotando hospitais, unidades de pronto-socorro, enfermarias e leitos de UTI, bem como o “long-covid” ou, simplesmente, a Síndrome Pós-Covid – esta última ainda estando em constante estudo.
Conhecida por complicações tardias que envolvem, além dos pulmões, sistema nervoso, todo o sistema vascular e o próprio coração, a Síndrome Pós-Covid pode gerar complicações tardias fatais para os pacientes acometidos.
Morte súbita
Temos que destacar a presença de miocardite, uma inflamação do músculo do coração que pode ocorrer mesmo nas formas leves de covid, ou como efeito colateral de alguns tipos de vacina. A miocardite pode levar a sintomas como falta de ar, dor no peito e palpitações, assim como gerar instabilidade elétrica do coração, podendo levar a morte súbita. Esta última, por si, já justifica uma avaliação cardiovascular completa pós-covid em todos os indivíduos, mas sobretudo em atletas de alta performance.
Baseando-se nestes conceitos, cientificamente publicados nos maiores periódicos de saúde mundialmente reconhecidos, a equipe da Neocor, conhecendo e prevendo as consequências da Síndrome Pós-Covid, se especializou em um protocolo de avaliação de seus pacientes, tornando-se a pioneira em oferecer este serviço de maneira rápida e eficiente.
Telemedicina
Outra ferramenta que foi desenvolvida e regulamentada de forma recorde foi a telemedicina, proporcionado aos pacientes mais oportunidade de acesso ao atendimento médico, a orientações de especialistas de qualquer parte do Brasil, na segurança e no conforto de sua casa.
Este tipo de atendimento também desafoga as unidades de Pronto Atendimentos e emergências, que as vezes são sobrecarregadas por casos que não são emergenciais, mas que requerem um atendimento para consulta, orientações, pedidos de exames e receitas.
A desvantagem deste tipo de atendimento é o médico não poder examinar fisicamente o paciente, por isso a necessidade de o paciente procurar serviços que disponham das duas formas de atendimento, para que não fique desamparado se houver a necessidade de reavaliação presencial.
Hoje Pato Branco é referência, servindo de modelo de atendimento de paciente e atletas pós-covid, que contam com a assistência da Neocor Centro Médico Integrado, que acolhe, esclarece e orienta sobre dúvidas, incertezas, sintomas, procedendo exames complementares da parte do coração, focando na detecção de complicações precocemente, evitando desfechos desfavoráveis no retorno à prática de atividade física e treinamentos.
Nova onda
Neste momento de aumento de casos de contaminação pelo SARS-COV2 com a nova variante Ômicron, é de extrema importância que a população se conscientize das opções de atendimento médico que estão disponíveis para cada caso.
Adotando a postura de quem é referência em Saúde, a Neocor, neste momento, oferece serviço de Telemedicina. Este, consistindo em uma consulta realizada do conforto do lar, com contato visual e por áudio com o médico em tempo real, sendo interrogado sobre os principais sintomas que podem significar algum comprometimento grave.
Os pacientes podem tirar suas dúvidas, saber se devem ou não fazer o exame de detecção do vírus e qual melhor momento para fazê-lo, bem como quais outros exames serão necessários para seu caso. Também são oferecidas orientação para os que já fizeram o teste e tiveram o resultado positivo, com acompanhamento, receitas e atestados.
Aqui a necessidade de entender que todos podem – e devem – usar a tecnologia e que ela não é uma ferramenta para dificultar, mas sim para facilitar. Em nossa experiência, notamos que muitos pacientes têm receio de experimentar, mas após fazerem sua primeira consulta via telemedicina aprovam e comprovam sua facilidade, utilidade e eficácia quando bem realizado e empregada.