O Coritiba Foot Ball Club sagrou-se campeão paranaense 2022 neste domingo, ao vencer o Maringá, por 4 a 2 no Couto Pereira. Festa linda dentro e fora de campo com a presença de 29 mil pessoas que compareceram e apoiaram o Coxa no Alto da Glória desde o primeiro minuto de jogo. Gols de Alef Manga, Igor Paixão (2) e Léo Gamalho, fundamentais para o Verdão levantar o Troféu Renato Follador Jr em homenagem ao ex-presidente do Coritiba falecido em julho do ano passado vítima da COVID-19.
O jogo
Para a grande final do Campeonato Paranaense o técnico Gustavo Morínigo pode contar com o retorno do zagueiro Henrique e do capitão Willian Farias que cumpriram suspensão na última partida. O Coxa começou com: Alex Muralha, Warley, Henrique, Luciano Castán, Egídio (Guilherme Biro), Willian Farias (Guillermo), Andrey, Thonny Anderson (Robinho), Igor Paixão, Léo Gamalho (Clayton) e Alef Manga (Val).
Na primeira partida da final, o Coritiba venceu de virada pelo placar de 2 a 1 e veio para o último jogo com vantagem e com apenas um empate o Coxa já levantaria o troféu de Campeão. Contudo, jogando diante de sua torcida que lotou o Couto Pereira, o Alviverde foi em busca da vitória.
O Coritiba começou pressionando o adversário e chegou na área logo nos 5 primeiros minutos de partida. Egídio cruzou para Léo Gamalho que subiu alto e cabeceou em direção ao gol, o goleiro adversário defendeu e o rebote caiu para Thonny Anderson que driblou a marcação, mas a finalizou por cima.
A próxima chegada do Coxa aconteceu aos 9 minutos. Igor Paixão carregou a bola pelo meio campo e tocou para Andrey que estava entrando sozinho na área, na finalização a marcação chegou e fez o corte. Aos 15 minutos, a equipe do Maringá aproveitou uma chance e abriu o placar no Couto Pereira.
Buscando as jogadas com velocidade, o Coxa fez a torcida levantar e gritar ‘uh’ aos 36 minutos. Warley fez jogada rápida e cruzou para Henrique, o zagueiro subiu e cabeceou em cima do gol para defesa do goleiro adversário. Na jogada seguinte, aos 36 minutos, Léo Gamalho cruzou a bola para Alef Manga que estava chegando na área. O atacante chegou, finalizou de primeira que terminou na boa defesa do goleiro do Maringá.
Fim de primeiro tempo com placar agregado de 2 a 2.
Na segunda etapa o Coxa voltou diferente, com força e vontade de vitória! A torcida nem terminou de cantar a primeira música e o empate coxa-branca aconteceu. Com um minuto de partida, Igor Paixão cobrou escanteio, a defesa adversária tirou de cabeça o perigo. Alef Manga aproveitou o rebote e com um chute forte o atacante estufou a rede e empatou o jogo no Couto Pereira.
A torcida presente no Alto da Glória nem terminou de comemorar e já viu o Coritiba marcando outro. Aos 4 minutos, Warley disparou pela direita e encontrou Igor Paixão na área, o atacante não desperdiçou e mandou uma bomba para o fundo da rede. Coxa 2 a 1.
A partir daí só dava Coxa. E logo aos 8 minutos saiu o terceiro gol do Verdão num contra-ataque pelo lado esquerdo com Alef Manga. Ele rolou para Igor Paixão que não desperdiçou e ampliou o placar. 3 a 1 Coxa.
Aos 32 minutos mais um gol do Maringá, mas não foi suficiente para esboçar qualquer reação da equipe do interior do Estado, pois aos 42 minutos Léo Gamalho sacramentou o fim do jogo com mais um gol onde o atacante teve categoria e bateu colocado tirando qualquer chance de defesa do goleiro adversário. Coritiba 4 a 2 e campeão Paranaense 2022.