Crea-PR empossa 59 novos conselheiros

No Estado, são 151 conselheiros, com uma Plenária com representantes de todas as regiões; no Sudoeste, cinco conselheiros assumem o mandato 2024-26

Foram empossados nesta segunda-feira (22), 59 conselheiros titulares e suplentes, das diversas modalidades do Sistema Confea/Crea, indicados pelas Entidades de Classe e Instituições de Ensino do Paraná. Eles passam a fazer parte do Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que é o órgão colegiado decisório da estrutura básica que tem por finalidade decidir os assuntos relacionados às competências do Conselho. A solenidade de posse foi realizada no auditório Caio Amaral Gruber, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

Em 2024, o Crea-PR contará com 151 conselheiros para compor o Plenário, sendo 107 representantes das Entidades de Classe, 44 representantes das Instituições de Ensino, todos eles profissionais de nível superior, que passam a atuar juntamente com a autarquia na defesa e valorização das profissões das Engenharias, da Agronomia e das Geociências.

A entrada desses profissionais confirma o cumprimento do Art. 43 da Lei n.º 5.194 de 1966, que determina que o Plenário dos Creas deve se renovar anualmente pelo terço de seus membros. Todos são cargos honoríficos, eleitos para mandatos de três anos, com direito à recondução.

Sudoeste

Na região, cinco conselheiros assumiram o mandato para a gestão 2024-26. A engenheira ambiental Viviane Aparecida Verona Galera, de Pato Branco, é a conselheira titular pela Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (Area-PB). Seu suplente é o engenheiro civil Luis Carlos Braun.

Viviane assume um cargo no Crea-PR pela primeira vez. Ela antecipa o compromisso com as causas profissionais e com a defesa da sociedade.

“Minhas expectativas são de conhecer a fundo as atribuições dos Conselheiros e contribuir com a minha experiência como profissional de Engenharia. Também pretendo propor mudanças para defender e/ou modernizar as diretrizes para atuação dos profissionais, colaborar em demandas do Conselho e conjecturar, de forma justa, casos de infrações ao Código de Ética. Além de ter maior entendimento do processo, quero levar minhas experiências de atuação no mercado para o Crea-PR”, adianta a engenheira.

Outros conselheiros da região

Pela Associação dos Engenheiros de Palmas (AEP), a engenheira civil Karlize Posanske da Silva assume o segundo mandato como conselheira titular do Crea-PR, com o engenheiro civil Adriano José de Lima Bonafé como suplente.

Pelo Centro Universitário Mater Dei – Unimater, de Pato Branco, os conselheiros titulares são o engenheiro civil Vitor Ivan Pretto Guerra e o engenheiro agrônomo Vicente Lucio Michaliszyn; na suplência, o engenheiro civil Anderson Gobbi Drun e o engenheiro agrônomo Ricardo Beffart Aiolfi.

Pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB), Edson Roberto Silveira, engenheiro agrônomo, é o conselheiro titular. O engenheiro agrônomo Alceu Luiz Assmann é o suplente.

Definição dos nomeados

A escolha dos representantes das Entidades de Classe (titular e suplente) ocorreu através de eleição entre seus pares, conforme regras constantes nos respectivos estatutos das entidades, e a escolha para indicação dos representantes das Instituições de Ensino se deu conforme o regimento de cada instituição.

Os procedimentos relativos ao processo de renovação do terço no âmbito dos Creas são conduzidos por uma comissão permanente, denominada Comissão de Renovação do Terço – CRT, instituída pelo plenário, em sua primeira sessão anual.

Essa Comissão, anualmente, analisa a proporcionalidade, entre as áreas profissionais e propõe a composição do Plenário e das Câmaras Especializadas, para o ano seguinte, através da elaboração de uma proposta de renovação do terço.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.