Crea-PR promove seminário sobre receituário agronômico no dia 27 de julho, em Pato Branco

Evento é direcionado para profissionais e estudantes de Agronomia do Sudoeste; além das novidades no setor, programação terá palestra com o Ministério Público

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) está realizando uma série de seminários sobre receituário agronômico. Depois de Ponta Grossa, no dia 12 de julho, Pato Branco sedia o evento “Os desafios na prescrição do receituário agronômico e as responsabilidades do profissional”, nesta quinta-feira (27), no auditório da Regional Pato Branco do Conselho, em Pato Branco (Rua Caramuru, nº 10, Centro). O seminário é voltado para profissionais e acadêmicos de Agronomia, será presencial e gratuito, com emissão de certificado. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link crea-pr.org.br/eventos.

A programação começa às 8h, com palestra sobre “a importância do receituário agronômico para mitigar resíduos de agrotóxicos nas águas, nos solos, nos alimentos e riscos à saúde humana”. Às 9h, o tema será a “implementação do receituário agronômico integrado às boas práticas de campo”, seguida da palestra sobre “ações do Ministério Público do Paraná/Justiça relacionadas ao processo do receituário agronômico conectadas à defesa da sociedade”. Para fechar, às 11h, a última palestra abordará as “atividades fiscalizatórias do Crea-PR”.

O diretor do Crea-PR, Clodomir Ascari, engenheiro agrônomo de Pato Branco, relata que os seminários são realizados anualmente pelo Conselho e que o receituário agronômico, além de promover a valorização profissional, também é um instrumento para promover a segurança dos produtores rurais e da população.

“Quase tudo que os profissionais da Agronomia prescrevem nos receituários está ligado com a produção de alimentos. Os seminários do Crea são uma forma de sensibilizar esses profissionais e, também, contribuir com a atualização de conteúdos. Temos moléculas novas, especialmente os chamados bioinsumos, são mais de 500 registrados no Brasil. Essas novas tecnologias devem ser introduzidas de forma adequada, por pessoas capacitadas, visando proteger os alimentos que chegam às mesas das pessoas”, explica Clodomir.

Novas tecnologias

Orley Jayr Lopes, engenheiro agrônomo de Francisco Beltrão, coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do Crea-PR e, também, das Câmaras Especializadas de Agronomia dos Creas (CCEAGRO), pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), detalha outro objetivo: atualizar os profissionais sobre as novas tecnologias, como o uso de drones para pulverização.

“A utilização dos drones é uma novidade e, ao mesmo tempo, exige mais responsabilidade dos profissionais para o correto uso da nova tecnologia. Também falaremos sobre lançamentos de produtos para a agricultura orgânica, que vêm para facilitar o controle de pragas e doenças, e, ainda, sobre a redução do uso de agroquímicos”, lista Orley.

Seminários pelo Paraná

Depois de Pato Branco, o Crea-PR promoverá eventos em Campo Mourão (03/08), Londrina (15/08), Toledo (05/09), Irati (27/09) e Curitiba (17/10).

Serviço:

Seminário “Os desafios na prescrição do receituário agronômico e as responsabilidades do profissional”

Data: quinta-feira (27/07)

Horário: das 8h às 12h

Local: auditório da sede da Regional Pato Branco do Crea-PR (Rua Caramuru, nº 10, Centro)

Participação gratuita, com inscrição pelo link crea-pr.org.br/eventos

você pode gostar também

Comentários estão fechados.