Profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências podem se inscrever em sua área restrita no site do Conselho para concorrer a uma das 210 vagas
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizará, nos próximos meses, eleição para definir os inspetores que atuarão no período de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026. O edital de convocação eleitoral foi publicado no dia 26 de junho, dando início ao processo de registro de candidaturas.
Os profissionais interessados em concorrer à função de inspetor do Crea-PR têm a oportunidade de realizar sua solicitação de registro de candidatura até o dia 21 de julho. O registro pode ser feito de forma on-line, na área restrita do profissional no site oficial do Crea-PR (https://www.crea-pr.org.br/ws/).
O processo eleitoral tem como objetivo eleger 210 inspetores, sendo um representante para cada uma das seis Câmaras Especializadas de Engenharia do Crea-PR, em cada uma das 35 Inspetorias do Estado. As modalidades contempladas são: Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Química, Geologia e Minas, e Agrimensura e Segurança do Trabalho. O mandato dos inspetores eleitos terá duração de 36 meses.
De acordo com a gerente do Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR, engenheira ambiental Mariana Alice Maranhão, o inspetor desempenha funções importantes, especialmente no apoio à fiscalização. Ela lembra que esta é uma função voluntária e que está prevista em lei.
“Além do apoio à fiscalização, o inspetor representa o Crea em comissões, em grupos locais, diversos fóruns e se envolve em ações de apoio e de valorização profissional. Também pode contribuir com o seu conhecimento técnico”, afirma Mariana.
Com a realização desta eleição, o Crea-PR busca garantir a representatividade de profissionais qualificados em cada área das Engenharias da Agronomia e das Geociências, fortalecendo a atuação do Conselho e promovendo a excelência na fiscalização e no desenvolvimento da profissão. Os inspetores desempenham um papel fundamental na supervisão e orientação dos profissionais registrados, bem como na fiscalização do exercício das profissões, visando à proteção da sociedade.
“É uma oportunidade para os profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências conhecerem melhor o Sistema Confea/Crea, participarem das ações e contribuírem com a sociedade”, completa Mariana.
Funções
A atuação do inspetor do Crea-PR está voltada para promover a valorização profissional e defender os interesses da sociedade. Entre as atribuições, está a representação do presidente do Crea-PR perante autoridades locais, aos profissionais da região e à comunidade. Também é responsável por divulgar a legislação profissional e o código de ética, incentivando sua adoção por todos os profissionais. Ainda é dever do inspetor cumprir e fazer cumprir as disposições previstas na legislação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Crea-PR.
Comentários estão fechados.