Em 2023, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) alcançou 40.862 ações de fiscalização executadas em todo o estado. Destas, 20.170 apresentaram indícios de irregularidades, enquanto 11.028 revelaram a falta de profissionais habilitados nos projetos inspecionados. O conselho, além disso, produziu 225 relatórios específicos para averiguar condutas profissionais.
Mariana Maranhão, gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, destaca que de quase 16 mil processos de fiscalização concluídos em 2023, 11.463 foram regularizados proativamente, evitando autuações. Essa ação reflete o compromisso do Crea-PR com a orientação, educação e informação na sua missão fiscalizadora. O ano também viu o registro de 706 novas empresas após as inspeções.
O escopo de fiscalização do conselho abrange desde a verificação de exercício ilegal da profissão até o descumprimento de normas técnicas e éticas. Em 2023, houve um reforço nas ações de identificação de desvios de conduta nas Engenharias, Agronomia e Geociências, resultando em 225 processos de averiguação, dos quais 198 foram concluídos com diversas deliberações.
O Crea-PR ressalta a importância do processo administrativo para a averiguação de condutas, enfatizando a atuação criteriosa de suas equipes de fiscalização e comissões éticas. A autarquia se mantém rigorosa no tratamento inicial dos processos, na instrução processual e no julgamento final, garantindo o cumprimento do código de ética profissional e mantendo o alto padrão das práticas de engenharia, agronomia e geociências no Paraná.
Sobre o Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.
Comentários estão fechados.