Na noite de sexta-feira (19), as famílias cooperadas participaram das comemorações pelo aniversário de 15 anos de atuação da Cresol em Pato Branco. No CTG Tarca Nativista, os convidados e colaboradores da cooperativa de crédito festejaram com jantar, homenagem e baile pelos 15 anos de atendimento, sempre oferecendo soluções financeiras para gerar desenvolvimento aos cooperados, empreendedores e toda a comunidade pato-branquense.
Ao longo da história, desde a sua criação, o sistema cooperativo de crédito Cresol já atua no mercado há 27 anos, quando em 1995 fundou a primeira unidade, em Dois Vizinhos. Logo outras mais foram sendo criadas, inclusive a de Pato Branco, que agora celebra uma década e meia de sucesso.
Garra, coragem e confiança
Ivan Duarte, presidente da Cresol União, ressaltou que anteriormente à concretização da unidade em Pato Branco – que agora completa 15 anos, através da agência Centro –, foi constituída uma comissão de cooperados e agricultores no município, dois anos antes.
“São 17 anos ao todo. No início tivemos bastante dificuldade, para a entrada da Cresol no município, já que foi uma extensão da unidade de Coronel Vivida, mas com muita garra, muita coragem e confiança desses primeiros cooperados, constituiu-se uma cooperativa forte; e hoje a gente já pode comemorar excelentes números no município”, frisou.
Duarte revelou que, atualmente, são mais de 2 mil cooperados. “Pato Branco está com duas agências e também com a perspectiva de abrir uma terceira, visto as oportunidades que temos no município, observando a população existente, o número de empreendedores. É um município muito empreendedor, a gente está muito feliz, e mais feliz ainda de poder comemorar 15 anos da Cresol em Pato Branco, um cooperativismo sólido, onde a Cresol consegue contribuir com os cooperados e também com a comunidade”, completou.
O presidente da Cresol revelou que Pato Branco faz parte de uma rede, junto com a Cresol de Coronel Vivida, e formam uma cooperativa singular, que é a Cresol União. “Também estamos em Honório Serpa, Mangueirinha, Mariópolis, Clevelândia, Palmas, e com área de abrangência em Coronel Domingos Soares e já estamos com projeto de expansão no Mato Grosso, onde tem três agências no estado. Nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde já têm agências em atuação”.
Em relação a Pato Branco, Ivan Duarte lembrou que a agência Centro tem uma história interessante. “A cooperativa começou seu atendimento junto ao Sindicato dos Comerciários. Depois mudou para um espaço que era da antiga Claspar, cujo prédio hoje nem existe mais, logo acima da Grazziotin. Ficou ali vários anos, até mudar para a rua Guarani. Tivemos o privilégio de inaugurar a agência na zona sul, que vai fazer mais de um ano, e estamos com a perspectiva de abrir uma agência diferenciada, um modelo de sala de negócios, em um ponto mais central, possivelmente na avenida”, revelou.
Cooperativa para todos
Rafael Serpa, gerente da agência Pato Branco Centro, destacou que mesmo fazendo 15 anos, é uma cooperativa bem jovem, mas com imenso crescimento que pode ser observado pelos números. “Esse crescimento se deu graças àqueles primeiros cooperados que vestiram a camisa da cooperativa e foram buscar outros cooperados. “A Cresol nasceu da base rural e hoje somos uma cooperativa para todos. De livre admissão, onde todos são bem-vindos. Tanto pessoa jurídica, quanto pessoa física. Somos completos”, observou.
Serpa frisou que na agência Centro há 1.800 cooperados. “E sempre vamos em busca de mais, para atender toda a comunidade. Conseguimos ajudar muitos cooperados nos seus sonhos. Somos uma cooperativa, temos taxas, preços justos, todos os produtos e serviços que um banco tem, mas com o diferencial da proximidade com o cooperado. Entendemos a necessidade dele, sendo justo no que ele precisa. Lembrando que sempre atuamos baseados na missão de fornecer soluções financeiras com excelência, por meio do relacionamento, para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade”, evidenciou.
Bons resultados
A diretora superintendente da Cresol União, Iomara Gaeski Ziger, contou que acompanhou a criação da agência em Pato Branco desde o início quando os agricultores se reuniram e procuraram a Cresol para que abrisse uma unidade no município. “A partir daí fizemos várias reuniões com os produtores, tivemos apoio de algumas pessoas na época para o desenvolvimento da cooperativa. Foram em torno de 30 agricultores que iniciaram essa discussão e que plantaram a sementinha da Cresol em Pato Branco”, destacou.
Segundo Iomara, o Sistema Cresol iniciou há 27 anos com 27 agricultores e hoje são mais de 700 mil famílias cooperadas. “É um orgulho para mim, que tenho 25 anos de Cresol e fiz parte de toda essa história. Em Pato Branco, a Silvana Faccin foi a nossa primeira funcionária, a primeira colaboradora, foi caixa da agência, e hoje compõe comigo a diretoria executiva da Cresol União. Foi uma construção, passando por vários cargos e crescendo junto com a cooperativa”, salientou.
Iomara explicou que a cooperativa de crédito está de portas abertas para receber novos colaboradores, dispostos a crescer profissionalmente com a Cresol. “Temos uma plataforma bem desenvolvida que as pessoas podem cadastrar o currículo, serem selecionadas pela nossa psicóloga e virem a somar no time Cresol. Buscamos agregar as pessoas jovens e as mais maduras, para formar uma equipe equilibrada, com homens e mulheres, de várias gerações. Assim, formamos uma equipe mais coesa, aguerrida e prestamos um bom atendimento ao cooperado, nosso foco de trabalho. Se ele está bem atendido, a cooperativa cresce, gera bons resultados e a equipe fica feliz também, porque cresce junto com o desenvolvimento da cooperativa e do cooperado”, revelou.
Trabalho e confiança
Silvana Faccin, a primeira funcionária da Cresol em Pato Branco, que atua hoje como diretora de negócios, completa 15 anos de atividade junto com a cooperativa. Segundo ela, essa história lhe proporciona muito orgulho.
“Devo isso a confiança dos primeiros cooperados que acreditaram na cooperativa e no meu trabalho, quando abriram as suas contas. Começamos os trabalhos do zero, abrindo conta por conta, em um ponto de atendimento pequeno, mas com a vontade de fazer com que o projeto, um sonho, se realizasse. Assim, ver hoje duas agências consolidadas em Pato Branco e já inaugurando a terceira, é um grande orgulho tanto para mim quanto para a Cooperativa Cresol União”, contou.
Ao fazer um balanço de toda a história, Silvana disse que o mais importante de tudo é o fato de a cooperativa ter conseguido ajudar os cooperados a realizar sonhos. “Quando o cooperado chega na agência, em busca de nossos produtos e serviços, temos um objetivo, um propósito, que é atender a necessidade dele, o que ele precisa naquele momento”, frisou.
Silvana destacou que o legado que fica desses 15 anos de atuação é a simplicidade na forma de trabalhar e que o maior desafio para o futuro é estar sempre atualizada no cenário econômico, nas tendências do mercado e se desafiando para a expansão.
Um dos primeiros cooperados
Um dos produtores que fez parte dos primeiros que acreditaram na Cresol e ajudaram a fundar a unidade em Pato Branco, Aristides Bez Gorio, contou que como cooperado vê muitas vantagens de fazer parte da cooperativa de crédito. “A simplicidade, a facilidade de adquirir crédito, principalmente naquela época, quando éramos pequenos agricultores, muito mais fácil do que em outros bancos. Foi isso que a gente viu, acreditou que ia dar certo e lutou para vir para Pato Branco”, destacou.
Aristides lembrou que tudo começou com reuniões nas capelas. “O pessoal nos visitou, nos reunimos e nos contaram como funcionava a Cresol. Achamos que era uma coisa que valia a pena. Foi onde acreditamos e lutamos para vir para Pato Branco. A gente se sente privilegiado, foi uma luta que deu certo e beneficia muita gente. Teve os prós e contras da época, mas valeu a pena”, comemorou.